A vida de rené descartes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A vida de René Descartes
(1596 –1650)
René Descartes grande filósofo e matemático francês, nasceu em 31 de Março de 1596 na cidade de Haia – Touraine. Mas a sua vida adulta foi passada sempre aviajar pelos países cultos da Europa. Descartes estudou no bonito e famoso colégio de La Flèche, entre os seus 8 e 16 anos. La Flèche foi construído por Jesuítas poucos anos antes da sua entrada, foidas mais importantes escolas europeias daquela época. Os anos de estudo que aí viveu formaram a primeira etapa do percurso mais importante
da sua vida. Com dezasseis anos deixa La Flèche e adquire,pouco depois, os graus de Bacharel e de Licenciatura em Direito pela universidade de Poitiers, a qual deixou em 1616.
Durante a sua juventude dedicou-se ao estudo da Lógica, da Geometria e da Álgebra,três disciplinas que lhe pareceram de grande utilidade para o seu projecto. E para, à partida, garantir maior simplicidade possível no seu método definiu 4 regras que propôs nunca abandonar:

1 ª- Não aceitar nada como verdadeiro se não lhe fosse apresentado provas, clareza e distinção.

2 ª - Dividir cada uma das dificuldades nas suas partes mais simples, de modo a facilitar a resposta.3ª Conduzir o raciocínio por ordem começando pelo mais simples e acabando no mais complexo.

4ª Fazer enumerações tão completas e gerais a ponto de nada ficar por dizer.

Em 1618, só com 22anos, inscreve-se no exército do príncipe de Nassau e combate na guerra dos 30 anos.
Desiludido com os resultados dos estudos, decide viajar pelo mundo,conhecer homens, povos e palácios. No período quenão tinha combates ou durante as paragens mais prolongadas decide estudar matemática, uma paixão de sempre.
Na noite de 10 de Novembro de 1619, com 23 anos, quando pensava na solidão, vem-lhe aopensamento uma ideia genial – pensa descobrir a solução de uma ciência nova baseada no método e nos princípios da Matemática. A descoberta deixa-o excitadíssimo, tanto mais que nessa noite foi...
tracking img