A Vida Da Sociedade No Sistema Capiatalista

1698 palavras 7 páginas
A vida da sociedade no sistema capitalista

Processo de industrialização, urbanização, êxodo rural, concentração de massa nos grandes centros, trabalho assalariado… tudo isso mudou radicalmente as concepções e estilos de vida nos últimos anos. Só agora, obviamente, vemos os reflexos e resultados desse novo comportamento.
Não preciso voltar a 1800 ou mesmo a um século atrás pra ver contrastes tão pesados, pois foi uma mudança realmente rápida: percebo ao ouvir meus pais contarem como era a vida em seu tempo (nascidos em 1950 e 1955). Só compravam aquilo que não podiam produzir. Faziam seus próprios doces, refeições com os alimentos tirados da horta, as frutas consumidas eram plantadas no quintal, costuravam as próprias roupas, produziam alguns dos próprios produtos domésticos (sabão, sabonete, óleo de fritura). Lembro de ter ficado impressionada de verdade quando minha mãe me contou que minha irmã só ganhou o primeiro par de sapatos aos 12 anos de idade e foi meu pai quem fez!
Com a modernização, entretanto, os espaços diminuíram, a demanda por trabalho fora cresceu, aumentou a necessidade e dependência do dinheiro e, at last but not least, começava a propagação da ideia de progresso individual.
E não, eu não sou contra a modernização. Não quero voltar para a idade da pedra ou coisa parecida, espero que esse não seja o contra-argumento de quem lê esse texto. Confesso que adoro ar-condicionado, microondas e sabem lá como sou adepta de computadores e internet. Porém, a questão aqui não é essa! A questão é: o que a modernização e a industrialização proporcionaram? Qual foi o resultado? O balanço geral é realmente positivo? O que isso significa para as pessoas e suas vidas?
Vejamos.
Foi preciso largar a horta, os animais, a família e ir para as fábricas. Deixar de produzir suas coisas, pois não era mais viável, para produzir para outrem – só assim teria dinheiro e poderia comprar aquilo que você, ironicamente, precisava e já produzia antes desse quadro. Era necessário

Relacionados