A verdade sobre a publicidade online - peblicidade e marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A verdade sobre a Publicidade online
-------------------------------------------------

O título deste artigo pode parecer pretensioso demais. Como pode alguém se atrever a dizer que possui a verdade absoluta sobre qualquer coisa? Claro que a grande verdade ainda está muito longe de ser conhecida por nós, simples mortais.
O título acima é "apenas" uma forma de chamar a atenção para você seinteressar em ler este artigo. Se você chegou até aqui, convido você a ler até o final. Acredito que valerá a pena. O título acima é uma forma de dizer: - Parem! Observem bem o que estão fazendo com a publicidade na Internet.
É impossível continuarmos imaginando que a Internet é uma mídia de massa. Que basta você colocar um banner ou um pop-up num site com uma audiência fantástica, querapidamente seu site irá explodir de tantos novos clientes.
Infelizmente existe uma verdadeira febre para alguns tipos de publicidade que sinceramente não posso acreditar que empresários preocupados com o sucesso do seu negócio na Internet continuem colocando suas verbas de marketing em publicidade que dá algo em torno de 0,4% de resultado.
Em 2004 assisti uma apresentação de um case de publicidadeonline. Lá estava a agência criadora da campanha e, acreditem, a gerente de marketing desta grande rede com um sorriso maravilhoso e feliz da vida porque a campanha onde ela investiu alguns milhões de reais deu um resultado surpreendente.
Quer saber qual foi o resultado surpreendente? O resultado surpreendente foi 1%. E esse 1% não foi de vendas. Foi somente de conversão em cadastros no site. Vocêsacreditam que alguém pode ficar feliz com este % de resultado?
Pois é. Este "case" foi apresentado num evento com dezenas de pessoas presentes para mostrar como a Internet pode trazer resultados surpreendentes para as empresas. Será que deveríamos aplaudir esta campanha? Será que devemos nos contentar com este tipo de resultado, sem questionar e sem conhecer outras possibilidades?
Agora sim,me atrevo a dizer qual é a "minha" verdade.
Sinceramente é inadmissível que uma empresa invista tanto para obter resultados ridículos como esse. E que fiquem felizes com este resultado. E que acreditem que é assim mesmo. Mas porque isso acontece?
Vou apontar apenas um motivo, entre vários que existem:
Desconhecimento do ambiente WEB
Ainda existe um desconhecimento muito grande por parte dosresponsáveis pelo marketing das empresas das formas de se obter resultados satisfatórios com a Internet.
E é claro, as agências de publicidade "ainda" não entenderam que a Internet não é marketing de massa. Que a Internet não é o local apropriado para demonstrações de criatividade duvidosa...e para criações animadas...multicoloridas...e que ficam na nossa frente rodando, piscando, levando pralugar nenhum ou mesmo para diversos outros lugares.
O curioso é que se perguntarmos para qualquer iniciante em Internet, ele vai enumerar várias informações importantes para uma empresa obter resultados satisfatórios em publicidade online. Vai dizer que é preciso investir em relacionamento, personalização, segmentação e por ai vai. Mas entre o discurso e a prática vai uma enorme diferença.Observem os sites das "grandes" agências de publicidade brasileiras. O que você vê? Vê um site que se preocupa em segmentar seu público? Vê um site que desenvolve um relacionamento ativo?
Será que aquele ditado que diz "em casa de ferreiro, espeto de pau" se aplicaria aqui?
Vou muito além. O discurso vem baseado não em experiência prática, mas sim em teoria absorvida da literatura. E literaturaamericana, pois existem raríssimas publicações de autores brasileiros. E passamos a acreditar que é assim mesmo que se faz publicidade online.
Existem investimentos em ações muito duvidosas como as que são feitas em grandes portais sem nenhum trabalho de segmentação do público-alvo. Querem um exemplo?
Você consegue lembrar qual a marca ou produto que estava presente no banner daquele portal...
tracking img