A velhice

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Problemas da 3ª Idade
Disciplina de Área de Estudo da Comunidade

Introdução

/11.
Neste trabalho vamos abordar o tema “A Terceira Idade” pois, nos últimos anos, a questão do envelhecimento demográfico e as respostas sociais aos idosos têm-se revelado de extrema importância.
Deste modo, ao longo das várias aulas que nos foram cedidas, recolhemos informações, conceitos, estudos e atéverificámos vários estudos efectuados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), e contactámos com a realidade social para nós tentarmos estar prevenidos para conseguir intervir positivamente na nossa comunidade.
A chegada da Terceira Idade traz consigo limitações sobre um corpo já muito vivido.
Já não se tem a mesma vitalidade, a rapidez dos movimentos e do raciocínio, a mesma coordenação motorada época da juventude.
Por outro lado, têm mais tempo disponível, mas os idosos não sabem o que fazer com ele... Acostumados a fazer, não sabem o que é ser...
A qualidade de vida na Terceira Idade pode ser definida como a manutenção da saúde, em seu maior nível possível, em todos aspectos da vida humana: físico, social, psíquico e espiritual.
Do ponto de vista físico, o factor mais importante namanutenção da saúde é o cuidado com a alimentação existe até um ditado popular que versa sobre o assunto:
“ Somos o que comemos...”
Visitas regulares ao médico são fundamentais para prevenir, diagnosticar e tratar possíveis doenças que possam diminuir a qualidade de vida.
A prática regular de actividades aeróbias e exercícios, sempre de acordo com as limitações físicas e com orientaçãoespecializada, contribui para a conservação da saúde.

A Velhice em Portugal
Como é de conhecimento geral, o envelhecimento nos países desenvolvidos têm-se revelado galopante. Por um lado, temos o envelhecimento individual, isto é, uma maior longevidade da vida humana, com o aumento da esperança. Por outro, temos um envelhecimento de carácter demográfico, que corresponde ao aumento da população idosana totalidade da população.
Focalizar-nos-emos no envelhecimento demográfico, cujas causas nos levam a vários factores, entre os quais o próprio envelhecimento individual. Nos países desenvolvidos tem-se assistido à diminuição progressiva da natalidade, tendência que também se regista da mortalidade, devido às melhorias na saúde e condições de vida, o que leva ao aumento da esperança média devida. Estes acontecimentos provocam mudanças, a longo prazo, na estrutura das pirâmides etárias dos vários países, com um estreitamento na base, com redução dos efectivos populacionais jovens, e o alargamento no topo, com o acréscimo de efectivos populacionais idosos.
Também em Portugal o envelhecimento demográfico tem registado valores elevados,  tendo baixado, nos últimos 86 anos,  o peso dosjovens para metade, ao passo que o peso dos idosos triplicou, ultrapassando o dos jovens. De igual modo, apresenta uma grande falta de homogeneidade na distribuição da população idosa pelo território. Tendo em conta dados estatísticos do INE, que datam de 2007. As regiões do Norte detêm a percentagem mais baixa de idosos no Continente,  sendo Idanha-a-Nova a região mais envelhecida.  As regiõeslitorais mostram-se bastante menos envelhecidas, deixando à mostra um país dividido em Litoral e Interior, embora os menores níveis de envelhecimento do país se encontrem nas Regiões Autónomas.

Violência e Maus Tratos na 3ª Idade
Os maus tratos são um assunto acerca do qual não se conhece muito devido ao facto das vítimas não os denunciarem com medo da superioridade dos agressores. Estesúltimos têm pelas vítimas o poder de as colocar numa instituição e de lhes faltar aos cuidados básicos.

Existem quatro tipos de abuso perante os idosos:
* Abuso físico;
* Sexual;
* Emocional ou psicológico;
* Exploração Material e Financeira;

Abuso Físico:
O abuso físico define-se como o uso excessivo da força física que vai resultar em ferimentos corporais.
Existem factores de...
tracking img