A variabilidade e seu significado biológico

Páginas: 2 (498 palavras) Publicado: 4 de maio de 2011
Genética – Agronomia

1ª Lista de Exercícios
A variabilidade e seu significado biológico

1 – O que é caráter? O que é fenótipo? O que é variação fenotípica? O que é variação genética? O que évariação ambiental? Qual a origem de cada uma? Qual a importância de cada uma?
CARATER: Conjunto de informações biológicas de identificam os indivíduos.
VARIAÇÃO FENOTÍPICA: São formas observadas nocaráter. Pode ocorrer em virtude da variação genética e/ou ambiental.
VARIAÇÃO GENÉTICA: Diferenças nas constituições genéticas originadas através dos mecanismos de mutação. É hereditária e essencialpar ao melhoramento e evolução das espécies.
VARIAÇÃO AMBIENTAL: Se deve a qualquer diferença, exceto aquelas do material genético. Sempre presente, mudando apenas sua intensidade. Não é hereditáriae dificulta o trabalho dos melhoristas no reconhecimento dos indivíduos geneticamente superiores.

2 – Considere uma leitegada de suínos com 10 leitões. Se dois dos 10 leitões forem gêmeosunivitelinos e apresentarem variação no peso do corpo, qual a causa dessa variação? Porém, qual a causa da variação no peso do corpo dos leitões provenientes de zigotos diferentes?

Variação Ambiental. Poissendo os leitões univitelinos, ou seja, provenientes da mesma cadeia genética, tendem a possuir um mesmo DNA, portanto a causa da variação do peso em um deles é proveniente de fatores ambientais,haja vista que possuem a mesma carga genética.
Porém no restante dos leitões tendem a ser tanto uma Variação Ambiental quanto uma variação genética pois cada um deles possui um DNA diferente dos demais.3 – O feijão é uma espécie autógama (a autofecundação é o processo natural de reprodução) e por isso as plantas são geneticamente puras. Assim, qual a causa da variação no peso das sementes de umavagem? Por que? Já o milho é uma espécie alógama e por isso as plantas não são puras. Neste caso, qual a causa da variação no peso das sementes de uma espiga (variedade)? Por que?

Autógama=...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O significado biologico de raca
  • Conjecturas sobre o significado biológico da arte: Surgimento e transformações
  • Variabilidade
  • Variabilidade
  • BIOLOGICOS
  • Biologicos
  • biologico
  • Significados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!