A variável ambiental e as organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia ____________________________________________________________

__________________

1

A VARIÁVEL AMBIENTAL E AS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO
Fernando Hagihara Borges Wilson Kendy Tachibana

Pontificia Universidade de São Paulo - PUC-CAMPINAS

RESUMO:
O presente trabalho tem por intuito a discussão do tratamento dado à variávelambiental pelas organizações empresariais. Para a realização de tal intento, realizou-se um levantamento bibliográfico acerca da gestão ambiental e seus respectivos desdobramentos e abordagens, como também a análise de uma organização específica, através de um estudo de caso. As informações obtidas - 1 - mostram um quadro transitório no tocante ao tratamento do meio ambiente pela empresa analisada,destacando-se os indutores econômico-financeiros como os maiores motivadores para a evolução das decisões voltadas à sustentabilidade ambiental da empresa.

Palavras-chave: variável ambiental, gestão ambiental, sustentabilidade. 1. INTRODUÇÃO

A história tem mostrado que, ao longo das últimas décadas, uma nova consciência acerca das questões relacionadas ao meio ambiente vem emergindo. Estefato representa um grande desafio para as organizações que visualizam, por sua vez, necessidades no tocante de uma adequação a um novo perfil ecológico exigido pela sociedade e autoridades. Souza (2002) argumenta que a questão ambiental fora tratada por muitos, no passado, como uma questão ideológica de grupos ecologistas que não aceitavam a sociedade de consumo moderna e que essa questão,atualmente, assume um papel cada vez maior no ambiente empresarial. Para Donaire (1994), a nova consciência ambiental, surgida a partir das transformações culturais que começaram a aflorar nas décadas de 60 e 70, ganhou dimensão e situou a proteção ao meio ambiente como um dos princípios fundamentais do homem contemporâneo. As dimensões econômicas e mercadológicas das questões ambientais têm se tornadocada vez mais relevantes, representando custos e/ou benefícios, limitações e/ou potencialidades, ameaças e/ou oportunidades para as empresas (SOUZA, 2002). Uma mudança muito grande pôde ser observada no ambiente em que as empresas operam: as empresas que antes eram vistas apenas como instituições econômicas com responsabilidades referentes a resolver problemas econômicos fundamentais (o que produzir,como produzir e para quem produzir), têm presenciado o surgimento de novos papéis que devem ser desempenhados, como resultado das alterações no ambiente em que operam (DONAIRE, 1999 p. 1).

SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia ____________________________________________________________

__________________

2

Muitos fatores têm se apresentado como impulsionadores destareformulação do ambiente empresarial. Numa perspectiva convencional, a instituição empresarial era considerada apenas por sua função econômica, na qual a única responsabilidade que lhe cabia era a de maximizar os lucros e minimizar seus custos ou pouco além disto. Os aspectos sociais e políticos não eram considerados variáveis significativas nos processos de tomada de decisões. Donaire (1999)justifica esta visão com a afirmação de que era comum aos empresários que defendiam este ponto de vista: “o que é bom para a empresa, é bom para a sociedade”. Para Barbieri (2004), a solução dos problemas ambientais, ou sua minimização, exige uma nova atitude de empresários e administradores, que devem abranger e levar em consideração o meio ambiente em suas decisões e adotar concepçõesadministrativas e tecnológicas que contribuam para ampliar a capacidade de suporte do planeta. Em termos gerais, espera-se que as empresas deixem de ser problemas e façam parte das soluções envolvendo o meio ambiente. O presente trabalho tem por intuito analisar o tratamento da variável ambiental pelas organizações empresariais. Para tanto, realizar-se-á um levantamento bibliográfico pertinente aos diversos...
tracking img