A vanguidão especifica

290 palavras 2 páginas
Um Recanto... Uma História

Vivo nesse município desde que nasci. E tenho pura certeza que Riachão (nome dado ao município na época, por razão de um riacho que vem de Araruna e, que translada, hoje, a nossa cidade). Naquele recanto poderíamos, certamente, encontrar um pequeno povoado.
O Município, Riachão, no início de sua formação não tinha a menor condição de trazer autoridades representativas para cá. Era apenas um recanto repleto de matas, quando chegaram o Dr. Ernany Gomes de Moura e sua esposa dona Tetê Moura. Ernany conseguiu fazer milagres, ele que foi deputado estadual e depois prefeito desta cidade. Lutou com garras para transformar aquele pequeno vilarejo em cidade. Essa pessoa integrou todos deste povoado à famosa fome zero, depois ao vale gás. E como feito único, ele fez com que Riachão foi independente, desmembrando-a de Araruna e tornando-a cidade, em 29 de abril de 1994.
Ao longo dos anos, Riachão vem se transformando, as casas que antes eram de barro, agora passavam a Serem construídas de tijolos. Escolas foram integradas: uma estadual e outra municipal, creches, praças, inclusive a agricultura que se tornara a principal economia da cidade.
Meu município, hoje, é uma cidade como qualquer outra do mundo. Pois, ela apresenta perigos, subtrações de riquezas, corrupção (desvio de dinheiro público), característico do Brasil. Pois, assim, como, os portugueses e espanhóis desmataram, roubaram e, nos escravizaram; nossa cidade foi desmatada para se construí boas casas e Para enriquecer os poderosos da época.
Assim, como o Brasil, Riachão apresenta heranças culturais, uma história extensa apesar de ter sido um pequeno vilarejo. Afirmar que em cada recanto deste país, Brasil, por menor que seja sempre haverá semelhança, seja de independência política, econômica ou conquistas através de

Relacionados