A vaca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“A Vaca”
Dr. Camilo Cruz

Coaching I
Leitura e Resumo

“A Vaca”_ Dr. Camilo Cruz”

A história base do livro relata a experiência de um aprendiz às mãos do seu Mestre. É com ela que o autor, com sábia mestria, nos desvenda o porquê de nas nossas vidas nos sentirmos incapazes de ultrapassar os obstáculos que nos impedem de alcançar o êxito e acabamos por viver vidas … apenas aceitáveis.Conta a historia que, num determinado momento da sua aprendizagem, o Mestre decide ter chegado o momento de desvendar os segredos para uma vida próspera e feliz ao jovem aprendiz, sendo a primeira lição compreender a razão pela qual tantas pessoas vivem presas a uma vida de conformismo.
Para isso, decide então o Mestre levar o Aprendiz numa viagem pela região e mandou-o procurar os bairros maispobres da mesma. Depois de caminharem lá encontraram um bairro triste e desolado, que se destacava dos demais, onde os seus habitantes pareciam conformados à pobreza a que estavam votados.
Pede o Mestre ao Aprendiz que encontrasse a casa mais pobre de todas, pois a mesma iria ser os aposentos dessa noite. Então o jovem lá encontrou, no local mais afastado do bairro, um casebre no meio de umterreno baldio cujas paredes mal se sustinham de pé. Pararam em frente à porta e o dono, algo alarmado, aproximou-se. À pergunta dos viajantes cansados se poderiam pernoitar na sua casa, o homem afavelmente acedeu.
Quando entraram depararam-se com um cenário triste, desolador, e de uma pobreza extrema. Num espaço exíguo de viviam 8 pessoas, 4 filhos, pai, mãe e 2 avós, e cujos aspectos evidenciavamo estado de miséria em viviam resignados. Ao saírem para o exterior, o Mestre e o jovem descobriram, com espanto, que aquela família afinal era possuidora de um bem: uma VACA. Não sendo um bom animal, nem tendo leite suficiente para saciar a fome de toda a família, era o único bem que possuíam, parecendo ser esse facto o motivo de merecerem o respeito dos vizinhos daquele pobre bairro. Como tal,ao animal eram devotados todos os cuidados e alimentação necessários. No meio de tal cenário, lá passaram a noite.

Na manhã seguinte, bem cedo e em silêncio para não acordarem a família, deixaram a casa tendo o Aprendiz lançado um último olhar para o interior de tão desoladora casa, tentando imaginar qual a lição que o Mestre lhe queria transmitir. Encontravam-se no exterior da casa quando oMestre lhe disse que iria, então, saber o propósito da viagem que tinham realizado. Dirigiu-se para o local onde a VACA permanecia e, para estupefacção do Aprendiz, o Mestre retira dos seus pertences um instrumento cortante desferindo um golpe fatal no animal. Incrédulo e preocupado, o jovem questionou o mestre sobre que lição seria aquela que iria devotar a família à fome e miséria total.Indiferente, o Mestre sugeriu que iniciassem o caminho de regresso.
Durante algum tempo, o jovem não conseguia esquecer o que tinha presenciado.

Passado um ano, o Mestre sugere ao aprendiz que regressassem ao local onde tinham estado para verificar o que tinha acontecido aquela família. Após algum tempo de viagem, chegam finalmente ao bairro pobre onde tinham pernoitado, mas não conseguem localizar ocasebre.
Naquele que parecia ser o local, erguia-se agora uma grande casa recém construída. Recordando o que se tinha passado, o aprendiz temeu que a família tivesse morrido e que novos proprietários se tinham instalado no terreno.
Enquanto observavam a casa, vindo do interior da mesma dirigiu-se-lhes um homem sorridente, de aspecto cuidado e limpo. Com espanto o jovem verificou que era omesmo que os tinha acolhido um ano antes. Sem compreender, cumprimentou-o e perguntou ao homem o que se tinha passado para que a sua vida tivesse mudado tão favoravelmente.
Convidando-os a entrar na nova casa, o homem relatou que no dia em que eles partiram um bandido tinha matado a VACA e os quão desesperados ficaram.
Compreenderam que teriam de arranjar outra fonte de alimento alternativa ou...
tracking img