A utopia da eterna juventude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A utopia da eterna juventude


O vídeo a Utopia da eterna juventude, feito com o sociólogo e jornalista Marcelo Coelho, traz uma reflexão acerca da busca da juventude eterna e dos padrões debeleza na contemporaneidade. Segundo ele, no mundo moderno cada vez mais as pessoas estão mais obcecadas pela vaidade, pela busca de se manterem sempre jovens e atraentes, e as pessoas se esquecemque envelhecem também internamente.
De acordo com o sociólogo esse desejo acentuado pela juventude é devido a modernidade, onde cada vez mais as pessoas vão se libertando dos papéis tradicionais, definidos pela sociedade patriarcal, e se inserindo em novos papéis , tornando-se presas aos novos padrões impostos pela sociedade, entre eles os novos padrões de beleza.Além disso contribui tambémpara esse desejo as novas tecnologias existentes, antigamente as técnicas eram externas ao corpo, como o uso de perucas, roupas que realçavam as curvas, e hoje as técnicas são invasivas , e atravésdelas o corpo parece naturalmente jovem.E segundo o sociólogo , esse desejo é também uma busca moral da beleza, pois a beleza e a juventude passaram a ser padrões moralizados, sendo assim o pecado seencontra na conduta alimentar, nas pessoas que não se cuidam, nos hábitos de vida ruins.
Hoje os padrões de beleza e juventude chegam com mais força e mais facilidade dentro da sociedade, poissão disseminados através dos meios de comunicação com o apoio das indústrias de cosméticos, de moda, e da própria cirurgia plástica. As técnicas para se chegar ao corpo perfeito , estão mais acessíveis apopulação , e a cobrança da sociedade para a obtenção deste corpo se torna cada dia maior.
Os padrões de beleza impostos pela mídia prezam cada vez mais a busca pelo corpo perfeito, que équase sempre impossível de ser alcançado, além disso, prezam também a juventude, desvalorizando o envelhecimento, e tornando a velhice sinônimo de feiura e algo negativo. Sendo assim, o envelhecimento...
tracking img