A UTILIZAÇÃO DE CONCEITOS FÍSICOS NO DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA: MEDIÇÃO DO CICLO RESPIRATÓRIO EM ADULTOS A PARTIR DE UM TRANSDUTOR DE FLUXO PADRÃO NTC

4769 palavras 20 páginas
1. INTRODUÇÃO

Em todas as situações relacionadas a medições de grandezas físicas com aplicações comerciais, buscam-se soluções de elevada qualidade utilizando para isso os mais variados dispositivos e métodos para detecção de grandezas em processos, como exemplo citamos os emissores de sinal e sensores como dispositivos amplamente empregados para este fim. Assim, para a detecção em processos altamente complexos, nos quais são exigidos rapidez, precisão e viabilidade de funcionamento, as empresas necessitam de um sistema completamente adaptado a todas as aplicações industriais.
Na área da saúde não poderia ser diferente, haja vista o fato de que vidas humanas passam a ser o foco principal para as discussões clínicas, cujo embasamento técnico perpassa desde conhecimentos teóricos acerca de patologias médicas, utilizando técnicas propedêuticas, até o diagnostico clínico obtido a partir da leitura de exames promovidos por equipamentos médico-hospitalares, que por sua vez possuem algum dispositivo tecnológico para leitura de grandezas físicas.
Neste trabalho nos propomos a desenvolver um projeto eletrônico capaz de sincronizar o sinal de respiração de um paciente, indicado com suspeita de câncer na região torácica, com um equipamento de diagnóstico capaz de projetar uma imagem da região atingida pela doença a partir do mapeamento da radiação emitida por um rádio-fármaco injetado no individuo submetido ao exame. Estudos clínicos (Klaus et al.; 2006) apontam grande relevância nos resultados obtidos a partir do uso da sincronização do sinal de respiração com os exames realizados com o Gama Câmara durante a busca de possíveis casos de câncer no sistema respiratório. Outros estudos (Boucher et al.; 2004) relatam a redução de artefatos na geração de imagens, através do emprego deste método de investigação médica.
Esta tecnologia não está facilmente disponível para o mercado consumidor, a saber, as clínicas de oncologia e institutos de medicina

Relacionados