A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DO CICLO PDCA NO GERENCIAMENTO DA MELHORIA CONTÍNUA

16413 palavras 66 páginas
16

INTRODUÇÃO

17
O presente estudo refere-se ao processo de distribuição física e busca levantar se este propicia vantagem competitiva nas redes de farmácia em Passos MG. Esta área de estudo vem sendo mais valorizada, ao considerar, que a globalização e o avanço tecnológico levaram o mundo a grandes mudanças, consequentemente ao aumento da competitividade. Isso fez crescer nas empresas, uma necessidade de melhoria no serviço prestado, ou seja, a busca por melhores desempenhos, já que os consumidores estão cada vez mais exigentes.
O mercado farmacêutico tem mostrado crescimento gradativo o que implica no aumento da concorrência, fazendo com que as empresas que atuam neste ramo de atividade, modifique-se através da criação de estratégias que auxiliem no alcance de uma vantagem competitiva, para assim melhor garantir uma satisfação do consumidor. Através de um melhor gerenciamento, as empresas buscam agregar valor ao produto e serviço a fim de diferenciar-se e, em consequência, a captação de mais mercados. “A logística poderá ser responsável por agregar os valores, tempo e lugar a seus produtos diante de seus consumidores, o que pode ser traduzido como aumentar a acessibilidade do produto, no tempo exigido pelo consumidor” (ROCHA,
2003, p. 14). Entende-se que a logística quando alinhada a estratégia pode ser de fundamental importância para satisfazer a necessidade do cliente.
Como as empresas estão passando por rápidas mudanças que são impostas pelo mercado, estas fazem com que as farmácias estejam em constante movimento, buscando recursos para que se sobressaiam aos concorrentes, sendo assim há uma necessidade de analisar os concorrentes a fim de descobrir seus principais pontos fortes e fracos para desenvolvê-los visando uma oportunidade de crescimento.
A empresa coloca o consumidor como centro da estratégia, observando suas principais necessidades e, ao mesmo tempo, buscando mover seus recursos e capacidade existente para que assim

Relacionados

  • logística
    33488 palavras | 134 páginas
  • especificação de material
    34224 palavras | 137 páginas
  • eletricidade
    35076 palavras | 141 páginas
  • Ferramentas da qualidade
    169237 palavras | 677 páginas