A UTILIZAÇÃO DA MATEMÁTICA COMO SOLUÇÃO NOS PROCESSOS DE MELHORIA DA EXTRAÇÃO E MOAGEM DE TRIGO.

1447 palavras 6 páginas
TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO II
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
A UTILIZAÇÃO DA MATEMÁTICA COMO SOLUÇÃO NOS PROCESSOS DE MELHORIA DA EXTRAÇÃO E MOAGEM DE TRIGO.
CURSO: Engenharia de Produção
Autores: Bruna Betti, Mônica Antunes, Nikelly Silva, Paula Ferreira, Rosilene Santos, Tiago Rezende, Wagner Messias
Professor TIDIR: Kelly Faêda
Professores Co-orientadores: Silvia Letícia, Andre Zorato, Newton Fonseca

1. TEMA: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA

2. SUBTEMA: Processos de produção e a aplicação da matemática como solução tecnológica

3. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

No processo de moagem e extração do trigo, podem ocorrer falhas como paradas inesperadas causadas por erros operacionais ou por equipamentos sem manutenção preventiva. As paradas não programadas podem acarretar baixos níveis de volume de moagem e extração, e nível elevado de consumo de energia em horário de ponta, causando um desperdício excessivo de recursos financeiros (OLIVEIRA, 2007).
Para que tais falhas possam ser corrigidas, torna-se necessário a implantação de recursos que proporcionem melhorias contínuas no processo produtivo.
O aumento da concorrência, as rápidas mudanças tecnológicas, a diminuição do ciclo de vida dos produtos obrigam as empresas a ter agilidade, produtividade e qualidade obtida através da eficiência e eficácia no processo de desenvolvimento de produtos (ULLMANN, 2007).

4. OBJETIVO

Mostrar o consumo dentro do horário de ponta (18 horas às 21 horas) e fora do horário de ponta. Mostrando como paradas não programadas afetam os níveis de moagem e o valor médio de custo de uma produção mensal para a empresa, desenvolvendo um programa para receber os dados de energia.

5. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O trigo é um dos cereais mais produzidos no mundo e a sua principal utilização é para a alimentação humana, através da produção da farinha de trigo integral, farinha de trigo comercial, e farinha de trigo para todos os fins; para a fabricação de

Relacionados