A utilização de prêmios como reforço na motivação do aluno em sala de aula.

Páginas: 5 (1161 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2011
UNESA
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PSICOLOGIA DA MOTIVAÇÃO E EMOÇÃO

PROJETO DE PESQUISA

TITULO:
A utilização de prêmios como reforço na motivação do aluno em sala de aula.

TEMA:
Reforço e motivação em sala de aula.

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA:
O reforço influência a agilidade dos alunos para executarem suas tarefas?

DEFINIÇÃO DAS HIPÓTESES:
O reforço positivo motivará os alunos aconcluirem com maior agilidade as atividades propostas.

JUSTIFICATIVAS:
A experiência a que os alunos serão submetidos em sala de aula, apresentam-se como aspectros do ambiente escolar capazes de influenciar a motivação e agilidade dos alunos acerca das atividades escolares.
Nesta perspectiva, a dimensão motivacional durante as aulas passa a merecer maior atenção por parte de professores epesquisadores.
Com o intuito de discutir e analisar as variáveis motivacionais que compõem e influênciam a participação dos alunos, bem como suas relações mais significativas no processo de motivação e reforço escolar através da premiação,esta investigação visa fornecer informações capazes de auxiliar a prática pedagógica. Portanto, este estudo contou com pressupostos e conceitos acerca damotivação gerada através de premiações, que podem ser capazes de levar os alunos a obterem impressões positivas sobre a participação nas atividades escolares. Ou seja, através das premiações estabelecidas pelo professor pode ser possível despertar nos alunos condutas e comportamentos positivos frente as atividades propostas, valorizando e possibilitando a incorporação dessas práticas ao seu cotidiano.OBJETIVO:
Investigar se o reforço através de premiações, influência positivamente na participação e agilidade do aluno nas atividades proposta em sala de aula.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Nosso estudo basea-se na motivação dos estudantes em sala de aula, tendo como preocupação a falta de interesse,e o baixo empenho em suas tarefas.
Bzeneck (2001,p13), resume a importância da motivação para aaprendizagem da seguine forma:
“Os alunos desmotivados estudam muito pouco, ou nada, e consequêntemente aprendem muito pouco. Em última instância, aí se configura uma situação educacional que impede a formação de indivíduos mais competentes para exercerem a cidadania e realizarem-se como pessoas, além de se capacitarem a aprender pela vida afora”.
Refletindo a importância do assunto, a literaturaciêntífica sobre motivação a educação vem crescendo nas últimas décadas, sendo que a maioria dos estudos têm como objetivo encontrar maneiras de favorecer o envolvimento dos estudantes em tarefas de aprendizagem.
Uma das formas frequentemente relatadas na literatura a fim de se atingirem os objetivos propostos em sala de aula é a utilização de recompensas, sejam elas materiais (prêmios, notas,pontos adicionais, etc), verbais do ou sociais ( o elogio ou a atenção do professor,por exemplo). (GUIMARÃES,2001; BZUNECK,2001, P.37-57).
O uso de incentivos extrínsecos para estimular a motivação do aluno baseia-se num enfoque comportamental (behaviorista). Em vários aspectos, estratégias motivacionais que utilizam recompensas externas são os modos mais simples, diretos e práticos para que o alunovalorize a aprendizagem.
Diferentes pesquisadores , têm verificado que a administração de recompensas externas é, de fato, uma das estratégias motivacionais mais utilizadas por professores, o que explicam principalmente, pela natureza concreta das mesmas (fator especialmente útil com crianças menores), e pela relativa facilidade em sua administração.
Um dos papéis mais interessantes dobehaviorismo é o relacionamento de recompensas e punições. A utilização de prêmios como elogios, notas, graus, prestígio, reconhecimento coletivo e social tem um papel positivo, pois leva ao encadeamento de novos estímulos que levarão a outras recompensas como diploma, vantagens profissionais, ascenção social e monetária. (SKINNER,B.F,1974).
Algumas razões do comportamento parecem claras. Por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Utilização de tecnologias em sala de aula
  • utilizacao de jornal em sala de aula
  • As TIC no ensino profissional: utilização na sala de aula das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos...
  • Motivação na sala de aula
  • Motivação, autodeterminação e a sala de aula
  • Motivação em sala de aula
  • INCLUSÃO DO ALUNO EM SALA DE AULA
  • O comportamento dos alunos em sala de aula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!