A utilização de plantas da medicina popular para o estudo de ciências na 6ª série do ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – Facinter

KARINA FRANCISCA ANCETI

A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS DA MEDICINA POPULAR PARA O ESTUDO DE CIÊNCIAS NA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

CURITIBA
2011
KARINA FRANCISCA ANCETI

A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS DA MEDICINA POPULAR PARA O ESTUDO DE CIÊNCIAS NA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de Conclusão deCurso apresentado como requisito parcial para obtenção de título de Especialista do Curso de Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Biologia e Química, na modalidade à distância da Faculdade Internacional de Curitiba – Facinter.

Prof. Msc. Marcos Paulo T. da Veiga

CURITIBA
2011
FOLHA DE APROVAÇÃO

KARINA FRANCISCA ANCETI

A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS DAMEDICINA POPULAR PARA O ESTUDO DE CIÊNCIAS NA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para a obtenção do título de Especialista do Curso de Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Biologia e Química da Faculdade Internacional de Curitiba.

Aprovado em ____ de ____________ de ______.

Componentes da banca examinadora:_______________________________ Faculdade Internacional de Curitiba

Profª Ângela Valéria Rosa Vianna Fava

_______________________________ Faculdade Internacional de Curitiba

Profª Ms. Márcia de Oliveira Tessarin

CURITIBA
2011

Ofereço este trabalho a Deus, que tem abençoado a minha existência me dando força para vencer meus desafios.Aos meus pais Roberto e Araci pela força em todos os meus momentos difíceis, pela paciência que tiveram comigo, pelo incentivo e pelo amor que sempre me deram.
AGRADECIMENTOS

A gratidão é o sentimento mais puro e belo que pode brotar de um coração que reconhece os inúmeros favores que a providência divina nos concede, sejam eles materiais, pessoais e até mesmo espirituais.Aos alunos, corpo docente, funcionários e amigos da “E.M.E.F. Padre Orestes Ladeira” pela dedicação com que receberam e participaram da pesquisa aqui apresentada, bem como aos entrevistados que, no anonimato, tornaram-se peças imprescindíveis para a concretização deste trabalho.
Ao amigo Fabiano Idem pela ajuda e colaboração durante este trabalho.
Aos meus pais, que tiveram decerta forma um envolvimento singular neste trabalho.
E a Deus pela oportunidade desta vida e pelos acontecimentos do dia a dia colocados em meu caminho fazendo que aconteça o aprendizado e a evolução pessoal.

“A escola, em sua singularidade, contém em si a presença da sociedade como um todo.”
EdgarMorin
RESUMO

Esta pesquisa propôs como tema uma análise sobre a utilização de plantas da medicina popular para o estudo de Ciências na 6ª série (7º ano) do Ensino Fundamental, Ciclo II. O intuito desta pesquisa foi iniciar os alunos da referida série, do município de Descalvado, no conhecimento das plantas utilizadas na medicina popular pela comunidade, analisando o aproveitamento dos mesmosdiante da proposta. Pretendeu-se observar, mais profundamente, de que forma os saberes das comunidades que envolvem plantas ditas “medicinais” podem auxiliar o aprendizado na disciplina de Ciências, ou seja, de que maneira os saberes da medicina popular podem contribuir como elementos facilitadores no processo de ensino-aprendizagem de Ciências para alunos do Ensino Fundamental de Descalvado.Através do levantamento de conhecimentos empíricos dos alunos pôde-se obter uma relação, não só de plantas usadas como remédio, mas também resgatar um pouco dessa cultura, que com o passar do tempo foi perdida diante da comodidade dos medicamentos industrializados, através de aulas expositivas e práticas. A partir do resgate desses conhecimentos, os mesmos foram trabalhados, sobretudo em relação à...
tracking img