A utilização de indicadores de desempenho na area de suprimentos com enfase na area de compras

Páginas: 9 (2173 palavras) Publicado: 30 de março de 2011
A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO NA AREA DE SUPRIMENTOS COM ENFASE NA AREA DE COMPRAS
Autores
Alessandro Assis Santos
Aloísio de Paulo Rodrigues
Carla Salomé Evangelista
Cinara Block Vierno
Willian Alexandre da Silva Barros
Professor OrientadorRogério Carvalho Zupo
RESUMO

O processo de melhoria contínua é algo extremamente importante para as organizações que querem se manter no mercado e gerar lucro. Para isso, mensurar seus resultados e objetivos é algo fundamental para o acompanhamento das solicitações de clientes, funcionários e outros setores da organização. O setor de compras tem uma função de destaque, sua atuação tem impactodireto no sistema de produção, podendo facilitar ou dificultar o processo. Por isso o uso de indicadores de desempenho é algo fundamental, são eles que irão mostrar os impactos da área, na cadeia de produção e os pontos que precisam melhorar.

Palavras-Chaves: compras, indicadores de desempenho.

ABSTRACT
The process of continuous improvement is something extremely important for theorganizations that want to keep itself in the market and generate profit. Results measuring is a basic thing to follow requests of employees, internal and external customers. The purchases sector has a function of prominence in the suppliment process, its performance has a direct impact in the production system, making the process easier or more difficult. That's why the use of performance pointers issomenthing basic for the course of the logistic flow, showing the area impacts in the production chain and the points that need improvement.
Key words: purchases, performance pointers

INTRODUÇÃO

Toda e qualquer organização necessita de melhoria continua, ou seja, precisa sempre estipular metas, com o intuito de motivar seus colaboradores e consequentemente atender às necessidades dos clientes.Para isso a utilização de indicadores de desempenho é fundamental.

Os indicadores de desempenho são instrumentos necessários para proporcionar ao gestor uma visão ampla do seu negócio, de modo a chegar da melhor maneira possível aos objetivos almejados pela organização.

Na organização tudo que é critico precisa ser monitorado, medido, não apenas no aspecto financeiro, mas tudo que sejarealmente importante para garantir a qualidade, satisfação e a confiabilidade dos produtos e serviços da empresa.

Cada setor possui objetivo e, por isso precisam de diferentes indicadores de desempenho. O trabalho enfatiza os indicadores do setor de suprimentos, responsável por prestar serviços de compra, transportes e almoxarifado. É a parte da empresa que está diretamente ligada ao fornecedor e aomesmo tempo ao cliente e para ter êxito em suas propostas precisa saber seus pontos críticos e medi-los de maneira que auxiliem nas tomadas de decisões.

Por tratar-se de um assunto bem amplo, o foco do trabalho será nos indicadores de desempenho do setor de compras e será utilizado como referência a empresa MRS Logística S/A, para a busca de indicadores e suas analises. Serão avaliados osobjetivos de cada indicador, como são feitos os levantamentos de dados e o conseqüente impacto na gestão.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho atuam como instrumentos de planejamento, gerenciamento e mobilização; pois concretizam objetivos, organizam ações, mobilizam equipes e dão visibilidade aos resultados alcançados, apresentam medidas deprodutividade, qualidade, resultados financeiros e vários outros aspectos fundamentais para a organização.

As empresas precisam usar indicadores que mostrem como elas estão e onde elas querem chegar. Para isso identificar os fatores críticos é algo essencial.

“fatores críticos para o sucesso de uma empresa são aqueles fatores nos quais, havendo um desempenho insatisfatório,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Construção de indicadores de desempenho aplicado à área de vendas
  • Indicadores de Desempenho e Performance na Área de Logística e Distribuição
  • utilização de areas
  • area de compras
  • Utilização de Indicadores de Desempenho
  • Utilização de indicadores de desempenho na realização de
  • Indicadores de desempenho de compras
  • APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE SUPRIMENTOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!