A utilização das tecnologias na educação e as alterações na prática pedagógica do professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E AS ALTERAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
Senildo Henrique da Silva
RESUMO
As novas tecnologias estão trazendo novos desafios pedagógicos para as escolas e professores. Dessa forma a pesquisa propôs avaliar as discussões que envolvem a inserção das Tecnologias da Informação e comunicação (TIC’s) na educação e as mudanças nas práticas educativasdo professor na utilização dos recursos tecnológicos, bem como analisar a integração das mídias e tecnologias na escola e prática desses professores. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizamos os procedimentos de análise de documentos e entrevistas. Ao analisar o uso das mídias na escola, percebesse que os alunos têm mais facilidade em incorporar as mídias que os professores. O que sepercebe é que na tentativa de incorporar as novas formas de ensinar usando as mídias e as tecnologias, a maioria dos professores têm feito adaptações. Esse contexto deixa claro que ensinar e aprender com as tecnologias são desafios que tem colocado em xeque o conceito tradicional de sala de aula, ensino e aprendizagem. Os desafios contemporâneos requerem um repensar da educação, entretanto, para evitarou superar o uso ingênuo dessas tecnologias, é fundamental conhecer as novas formas de aprender e de ensinar, pois, uma mudança qualitativa no processo de ensino/aprendizagem somente acontecerá quando conseguimos integrar dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias: as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, lúdicas e corporais.

Palavras chave: RecursosTecnológicos, Mídia, Ensino aprendizagem; Práticas educativas.

INTRODUÇÃO

As tecnologias e as mídias estão por toda parte. Se antes a questão-chave era como ter acesso a elas, hoje o novo desafio que se abre na educação, frente a esse novo contexto, é o que fazer com ela como usá-la pedagogicamente. Com isso, o professor que, confortavelmente, desenvolvia sua ação pedagógica tal como havia sidopreparado durante a sua vida acadêmica e em sua experiência em sala de aula, se vê frente a uma situação que implica novas aprendizagens e mudanças na prática pedagógica.
O país passa a cada dia por mudanças, e um dos fatores dessa evolução esta relacionado às tecnologias, que a cada dia esta mais presente em nossas vidas, e leva a sociedade a se envolver de certo modo que não consiga viver sem ela. Arevolução tecnológica vem ocasionando diversas mudanças dentro da nossa sociedade e isto são facilmente perceptíveis. As relações de trabalho, os hábitos culturais e a produção do conhecimento são alguns dos aspectos que podemos apontar dentre os principais alvos destas mudanças. As pessoas convivem hoje num mundo que tem como característica marcante a face mutável das relações sociais e dos seusatores impulsionados pelas inovações cientificas que tornaram as distancias menores e agilizaram de forma assombrosa a maneira como nos comunicamos. Como diz Nilda Alves (2002):

Podemos compreender que a tecnologia não só é mediação com o mundo e com os outros, mas funciona pra nós como possibilidade de entendimento dele, por meio de crenças/valores interiorizados no contato com ela e que noslevam a determinadas ações com elas e por elas (p. 19).

A pressão feita em relação ao uso da informática se faz cada vez mais evidente em todas as áreas, e isso não é diferente na educação, pois o docente sente que se não for capaz de dominar a tecnologia como instrumento de ensino aprendizagem estará sujeito a ficar de fora do mercado de trabalho. A multimídia tem sido o ponto culminante para arevolução tecnológica, “[...] novos meios de comunicação [...] ampliam o acesso a notícias e informações para todas as pessoas, [...]” (KENSKI, 2007, p 27). Assim o que fazer para não ficar pra traz? E quando fazer uso das novas tecnologia a seu benefício educacional? Perguntas que mexem com o subconsciente do educador acaba levando o professor a resistir às inovações da mídia, “[...]...
tracking img