A utilidade da filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Revisões de Sociologia

Processos de Interacção Social
A interacção social deriva dos relacionamentos dos indivíduos entre si pois quando os seres humanos se relacionam actuam uns sobre os outros. Por exemplo, a maneira de olhar para outra pessoa depende do tipo de relacionamento que existir.
O estudo das formas de interacção social constitui uma das áreas de maior importância para ainvestigação sociológica, por duas razões fundamentais:
• Primeiro, porque as nossas rotinas diárias formam e estruturam a sociedade através das constantes interacções entre os indivíduos. As nossas vidas organizam-se à volta da repetição de comportamentos padronizados.
• Em segundo lugar, o estudo da interacção social da vida quotidiana fornece-nos dados para o estudo de outros sistemas sociaismais alargados e das instituições.
O estudo da interacção social é o que chamamos microssociologia, e que contrasta com a macrossociologia que estuda grupos alargados, instituições e sistemas sociais.
Os relacionamentos produzidos pelos indivíduos obedecem a padrões diferentes. Assim, existe uma reciprocidade de acções sociais. Por exemplo, quando um encontro entre duas pessoas se realiza nolocal de trabalho ou em casa de um deles, verifica-se a diferença entre o relacionamento público e o relacionamento privado.

A comunicação é uma forma importante de interacção social e pode efectuar-se de várias maneiras, nomeadamente:
( Expressões, traços fisionómicos, trejeitos, expressões corporais, tudo pode ser interpretado à luz de experiências anteriores;
( Sons e inflexões de voz;
(Palavras e símbolos. A primeira forma de comunicar é importante, pois só o homem desenvolveu a capacidade da linguagem. Quanto aos símbolos têm a função de evocar um contexto determinado (bandeira nacional, sinais de trânsito).

Processos de Interacção Social
Os processos através dos quais os indivíduos ou grupos interagem são os processos de interacção social. Podemos considerar dois pólosfundamentais de actuação:
Cooperação – é o tipo de processo social em que dois ou mais indivíduos ou grupos actuam conjuntamente tendo em vista um objectivo comum. Pode ser uma cooperção de ordem material (sociedade comercial) ou de ordem espiritual (associação com fins culturais). As relações de solidariedade constituem a base da cooperação, ou seja, das interacções sociais que se revelam favoráveispara todos.
Conflito – nesta situação surge choques que levam uma das partes contendoras a eliminar os obstáculos levantados pela outra. Então, a luta pode tornar-se pessoal, hostil e consciente. O conflito é uma forma de interacção social cuja eclosão é devida a factores de dissociação – ódio, inveja, necessidade e desejo.
A resolução dos conflitos nem sempre conduz à reconciliação podendochegar-se a situações de vitória, de compromisso, ou à rejeição de qualquer solução. Mas a resolução do conflito pode-se efectuar também através de processos de acomodação ou assimilação.
A acomodação é um processo em que as partes contendoras arranjam um novo modus vivendi através de ajustamentos entre si. O antagonismo é resolvido temporariamente, podendo perdurar ou agudizar-se A assimilação é umprocesso social através do qual os indivíduos ou grupos aceitam e adquirem padrões comportamentais uns dos outros, verificando-se um processo de integração.
Como exemplo destes processos de resolução temos a situação da população imigrante. De facto, as primeiras gerações dificilmente se integram na sociedade do país de acolhimento, é um processo de acomodação. Mas, os filhos desses imigrantes jásabem a língua e têm valores e atitudes do país de acolhimento, sendo por isso um processo de assimilação.

Tipos de Agrupamentos Sociais
O homem, como parte integrante na sociedade, pertence a agrupamentos sociais múltiplos e diversificados, como por exemplo uma família, uma equipa de futebol ou a ida à igreja ou a manifestações. Estes agrupamentos sociais são distintos pois nem todos têm a...
tracking img