A utilidade da filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO
CURSO PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FILOSOFIA DAEDUCAÇÃO
ATIVIDADE I

MARIA DO SOCORRO QUEIROZ


A UTILIDADE DA FILOSOFIASão João dos Patos – Ma
Setembro - 2012

A Filosofia é a análise dos pensamentoshumanos e suas relações, é a forma de conhecimento que busca responder as grandes questões que os seres humanos se colocam.
A Filosofia não é melhor nem pior do que as demais formas deconhecimento (religião, arte, ciências, senso comum etc). O ponto de partida é o pensamento, ela utiliza-se da razão através da análise, reflexão e crítica em busca de fundamentos e do sentido da realidadeem suas múltiplas formas.
Marilena Chaui, quando diz que se for para conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política a filosofia é útil, está afirmandoque consebe a filosofia como análise das condições das ciências, da religião, da moral como reflexão sobre si mesma e como crítica das ilusões e preconceitos individuais e coletivos das teoriascientíficas e políticas. A Filosofia é a busca do fundamento e do sentido da realidade em suas múltiplas formas.
Segundo Chaui,
A Filosofia não é ciência, não é religião, não é arte, não ésociologia nem psicologia, não é política, não é história, é o conhecimento do conhecimento e da ação humana, da transformação temporal dos princípios do saber e do agir, da mudança das formas doreal ou dos seres.
Na filosofia, há sempre espaço para criar algo novo, todos aqueles que cultivam a curiosidade estão abertas ao novo, não aceitam as coisas de modo passivo e...
tracking img