A urss e as reformas da perestroika

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A URSS e as reformas da Perestroika

1. INTRODUÇÃO

Na segunda metade dos anos 70 a União Soviética, país que antes estava entre os mais desenvolvidos, começou a perder o seu impulso, sua economia começou a estagnar-se e o desenvolvimento socioeconômico começou a ser afetado. A produtividade era baixa em relação à dos demais países, os gastos estatais eram excessivos, as reservas começaram aescassear-se, o padrão de vida da sociedade deteriorava-se (Gorbatchev, 1989). Reformistas identificaram os problemas basicamente como relacionados a uma má administração: desperdícios, falta de atenção à qualidade dos produtos e às exigências da população, excessiva prioridade dada à indústria pesada em relação ao setor de bens de consumo, excesso de controle, centralização e verticalização,além da lentidão da gestão. Urgia-se por melhorar o aparelho produtivo, aumentar a eficiência e produtividade (Rodriguez, 2006), deturpados pela falta de incentivos que o sistema socialista dá à produção eficiente.
Com o intuito de “reverter a contínua diminuição do ritmo de crescimento econômico, a estagnação, modernizar o processo produtivo, o sistema de gestão e superar o fosso tecnológico que seabria em relação ao Ocidente” Gorbatchev anunciou ao assumir o cargo de secretário geral da Rússia, um plano concebido por ele, não de forma improvisada, chamado Perestróica (Rodrigues, 2006 p. 217), definido por seu autor como uma revolução, “uma decisiva aceleração do desenvolvimento econômico e sócio cultural da União Soviética, que envolve mudanças radicais na direção de um qualitativamentenovo Estado” (Gorbatchev, 1987 apud Vithal, 1988, p. 4, trad. livre). Seu objetivo máximo era, seguindo a retórica comunista, aumentar o estado de bem-estar da população, através do fornecimento de bens industriais, comida, serviços, educação, cultura e saúde; o que dependia de um significativo aumento das forças produtivas e melhoras na economia (Mau,1995 p. 388-9).


2. ANTECEDENTESSegundo Rodrigues (2006), com a morte de Stalin, em 1953, e a ascensão Nikita Kruchev, houve a primeira tentativa de reformas no sistema político para promover à população as necessidades mais urgentes, sendo elas acesso ao consumo e aos serviços básicos.
Posteriormente, a entrada de Gorbachev traria grandes repercussões ao Estado Soviético. Era notável que o ponto em que se encontrava a então UniãoSoviética, traria grandes preocupações ao Comitê Central do Partido Comunista, bem como a seu secretário geral, Gorbachev.
Ao longo do período do boom capitalista, ou seja, período pós-guerra, o produto nacional soviético tomava frente na corrida comercial internacional, obtendo melhor volume de produção que os países capitalistas centrais. Contribuindo com este momento vivido, a crise do petróleotrouxe conseqüências positivas para a URSS, que despontava como um dos principais produtores. Os bilhões de dólares trazidos para dentro do país fizeram crescer sua integração econômica e comercial com o Ocidente, mas em contrapartida, aumentou sua exposição às ondas da tecnologia e de mercadorias baratas no mercado internacional.
A elevação dos preços do petróleo fez com que o excedente dosdemais países da OPEP fosse injetado em bancos europeus, o que facilitou a obtenção de empréstimos feitos pelos países de Terceiro Mundo. Em contraposição, este fator desencadeou um crescente endividamento, o que provocou a crise da dívida dos países dependentes no início dos anos 80, comprometendo rigorosamente o crescimento de suas economias decorrente do pagamento de juros.
Durante os anos 60 e70, a elevação lenta, mas contínua, do nível de vida, atrelada aos avanços tecnológicos econômicos nas áreas industrial e militar, influência e consolidação da URSS como potência mundial, traziam uma ilusão à população da realidade que acontecia. As questões não resolvidas se acumulavam na economia e no sistema soviético. Os problemas de gestão da URSS, acarretavam em sua desaceleração já na...
tracking img