a trnscendecia

568 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
CENTRO DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS
BACHARELADO EM FILOSOFIA
FILOSOFIA DA RELIGIÃO
PROFESSOR: ERMANO RODRIGUES

ADRIANO SILVA SANTOS
ELISVALDO VIEIRA DOS SANTOS

QUESTÕES SOBRE A TRANSCENDÊNCIA

RECIFE, 2014
QUESTÕES SOBRE A TRANSCENDÊNCIA

1. O que é transcendência? (Visão pessoal)

A palavra transcendência nos parece estar ligado a uma saída de si, ao encontro de um ser que se revela fora de nós mesmos. Com intuito de se aprimorar, crescer, transpor limites postos pelas condições materiais da natureza. O ser humano transcende porque ele busca crescer, transformar-se e ao mesmo tempo, que se transforma e compreende a si mesmo, modifica o meio em que vive. Logo, a transcendência e essencial para humanizar o próprio homem. Talvez tenha sido a experiência de transcender-se a si mesmo que elevou o homem ao estado de civilidade que ele possui hoje após ter saído do seu estado de natureza, elevando-se acima de todos os outros animais, nos levando a compreender a transcendência como estágio obrigatório para a guinada racional do humano.

2. O que é transcendência para Ortega y Gosset?

Para Ortega y Gasset a questão da transcendência não pode de forma alguma, afastar-se de um mergulho radical na realidade. Para os mesmos é impossível transcender sem o aparato construtivo do absolutamente real, dos acontecimentos fenomênicos da natureza, da realidade simbólica e dos fenômenos da psique humana. Para tanto, ele divide pedagogicamente a transcendência em cinco estágios de natureza complementares: “a transcendência como circunstancialidade”, “a transcendência como latência fática”, “a transcendência como inatualidade”, “a transcendência como alteridade”, e “a transcendência como absoluto”.
A primeira se relaciona com o que vem ao meu encontro, sendo diverso aos meus sentidos e me transcende. Viver é estar no mundo com as coisas,

Relacionados