a trindade na morte de Jesus

Páginas: 8 (1771 palavras) Publicado: 25 de fevereiro de 2014
A TRINDADE NA CRUZ DE JESUS


INTRODUÇÃO

O Mistério Pascal de Cristo é o ápice de toda revelação da presença de Deus Uno e Trino na humanidade. Nele o Verbo encarnado se apresenta como vítima e reconciliação entre Deus e os homens. Deus se faz presente para reconciliar a criação corrompida pelo pecado dos primeiros pais, pois ao se encarnar no seio da Virgem Maria manifestou em o planodivino de reconstruir e religar o homem a Deus, ou seja, restaurar todas as coisas corrompidas pela maldade humana.

1. A TRINDADE NA CRUZ

No Antigo Testamento, ao se oferecer um animal em sacrifico em reparação dos pecados do povo de Israel, somente o Sumo Sacerdote poderia entrar no Santo dos Santos uma vez por ano para realizar tal sacrifico. Ali era oferecido um animal sem mancha, macho e oseu sangue era derramando no altar e sua carne queimada com toda a gordura.
Jesus ao se oferecer na cruz como vítima, em expiação pelo pecado de muitos, realiza as profecias do Antigo Testamento, sendo ele o cordeiro sem mancha e Filho Unigênito para assim se cumprir tudo aquilo que os antepassados tinham previsto em relação ao Filho do Homem.
Jesus é o Sumo Sacerdote, sendo Ele mesmo cordeiro,altar e sacerdote. O fogo que queima como prefiguração do Antigo Testamento é o Espirito Santo no qual Jesus se oferece totalmente ao Pai. Bruno Forte reflete sobre a presença da Trindade na morte do Senhor:
O crucificado entrega ao Pai, na hora da cruz, o Espírito que o Pai lhe havia dado, e que lhe será dado em plenitude no dia da ressurreição: a Sexta-feira Santa, o dia da entrega que o Filhofaz de si ao Pai e que o Pai faz do Filho à morte pelos pecadores, é o dia em que o Espírito é entregue pelo Filho a seu Pai, para que o Crucificado fique abandonado, distanciado de Deus, em companhia dos pecadores. (FORTE, 1987. p.36).

Esta revelação é a plenitude da presença de Deus na humanidade que se revela em detrimento dos seus para santificá-los e os elevar acima dos anjos comoprometido na própria carta aos Hebreus.

1.1. A entrega de Jesus na Cruz

Jesus se entrega em obediência ao Pai, por causa dos homens, como prova de amor que o Pai tem pelos seus filhos adotivos. A teologia da entrega de Jesus, do amor incondicional do Pai não tem outra armação a não ser a trinitária, pois a Trindade ao se amar mutuamente se doa por amor a criação. “Por maior que seja o afastamentodo homem pecador em relação a Deus, será sempre menos profundo que o distanciamento do Filho em relação ao Pai no seu esvaziamento quenótico e de que a miséria do ‘abandono’”. (FORTE, 1987. p.37).
Jesus para santificar os homens necessitou passar pela vivencia de condenado em solidariedade ao que viviam sem luz, para que aqueles que viviam na região das trevas pudessem ver e receber a luzsalvadora. Mas para isso é necessário à transmissão da luz, se Jesus pode transmitir a sua luz àqueles que viviam nas trevas é porque “a luz da salvação o procede exclusivamente de quem foi solidário até o final; e se ele pode transmitir a luz é porque vicariamente renunciou a ela” 1. (LADARIA, 2012. p.85)

1.2. O abandono na cruz

Em um momento na cruz Jesus se sente abandonado, como relata oevangelista Lucas: “Pai, em tuas mãos encomendo meu espírito” (Lc 23,46), é o Filho e não somente a “sua humanidade”. 2 Jesus na cruz se fez pecado por todos, causa de vergonha e escândalo para muitos que o admiravam e o seguiam, pois aquele que se dizia Filho de Deus a quem salvou a muito não podia salvar a si mesmo nesse momento. Mas é necessário que o Filho passe por todo o sofrimento para a elevaçãoda criação da Deus pelo sacrifício do Filho.
Neste abandono da cruz o Pai e o Filho estão separados, mas no mesmo instante estão unidos no mais profundo. Aqui se faz presente a Trindade, pois o elo de amor entre o Pai e o Filho esta no Espirito Santo. A Trindade nunca se rompeu nem mesmo na morte do Filho. Esse mesmo Espírito que justifica os “sem-Deus”, e enche de amor os abandonados e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A morte de Jesus
  • A morte de Jesus
  • A morte de jesus
  • A morte de jesus
  • diagnostico medico da morte de jesus
  • Jesus prepara a sua morte
  • A Cruz Morte e Vida de Jesus
  • trindade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!