a tributação do simples nacional com enfasa na pequena empresa

8922 palavras 36 páginas
1 INTRODUÇÃO

No início deste trabalho daremos uma prévia sobre a história da contabilidade, desde o seu surgimento no período pré-histórico, aonde o homem começava a descobrir as primeiras formas de escrituração contábil através de símbolos e desenhos que determinavam seu patrimônio.
O despertar da contabilidade como método de controle comercial através do “ Líber Abaci (Livro do Ábaco) “mais conhecido como manual do comércio, que evidenciava a primeira manifestação das partidas dobradas, que seria aprimorada um século depois por Luca Paccioli em sua obra, Tractus de Computis et Seripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) do ano de 1494 na Itália que por muitos anos dominou o cenário contábil mundial, e teve fim em seu reinado com o surgimento da escola de contabilidade norte-americana que tomou a atenção do mundo contábil por causa de sua visão que evidenciava o desenvolvimento econômico da entidade, os mercados de capitais e a auditoria. Baseando-se nestes fatos é que a ênfase principal da discussão que aqui se propõe é da tributação do Simples Nacional com ênfase na Micro e Pequena Empresa. Deixando de lado as limitações que essa denominação possa ter, o que se pretende é, fundamentalmente, avaliar a importância deste tributo e suas conseqüências nas micro e pequenas empresas.
Para melhor construção da pesquisa, utilizei basicamente de recursos bibliográficos já existentes na área contábil e administrativa, tais como: revistas, artigos eletrônicos, via Internet e obras literárias. Enfatizaremos os conceitos e princípios de contabilidade, finalizando o primeiro capitulo com as subdivisões da contabilidade aprofundando a parte tributaria.
No segundo capítulo será trabalhada a História geral da Lei 123/2006 e dada a grande relevância que a mesma atua em relação as micro e pequenas empresas, e um quadro comparativo que apresentara outras formas de tributação.
No capitulo posterior se apresento o Simples Nacional enfatizando suas

Relacionados