A transposição de aguas e os aimpactos socios ambientais como referencia a trasposição do rio São francisco

834 palavras 4 páginas
por : Liliane Santos A transposição de águas e os impactos sócios ambientais, tendo como exemplo: Rio São Francisco
Desde épocas mais antigas o homem atua sobre meios hídricos, buscando assim satisfazer suas necessidades básicas em diferentes âmbitos. Desta forma o homem acaba interferindo no meio, principalmente sobre a água doce e potável, se formos analisar a evolução humana, observamos a necessidade do homem diante desse recurso, tendo em vista a agricultura e o desenvolvimento das sociedades sempre foi viabilizada através da disponibilidade, e o controle da água.
É possível, relembrar dos habitantes do antigo Egito, os quais eram vinculados seu desenvolvimento, ao regime do rio Nilo. Podemos afirmar que a subsistência humana sempre esteve atrelada aos meios hídricos, assim com a intervenção do homem até os dias atuais, seja ela de forma sutil como a captação de águas ou de forma mais severa como a transposição de um rio. A finalidade da transposição deve-se basicamente as necessidades relacionadas à sua falta, ou seja, levar água de uma bacia para outra, através de leitos naturais ou artificiais. Assim esse novo curso do rio proporcionará aos seus diversos usos, como: consumo humano e animal, irrigação, navegação, geração de energia elétrica, etc. e assim criar condições próprias para o desenvolvimento de vida.
Diante disso podemos observar varias transposições de águas existentes, mas nenhuma delas repercutiu mais do que transposição do rio São Francisco. O projeto de transposição do rio São Francisco consiste na transferência de suas águas para abastecer pequenos rios e açudes da região nordeste em áreas de déficit hídrico, especialmente durante o período da estiagem.
Desde o império fala se na transposição das águas do rio São Francisco para atender às necessidades dos estados brasileiros: Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O projeto atual consiste na transferência de cerca de 2% das águas do Velho Chico (70 m ³ por segundo) em

Relacionados