A transformação do civil law e a oportunidade de um sistema precedentalista para o brasil

480 palavras 2 páginas
A transformação do Civil Law e a oportunidade de um sistema precedentalista para o Brasil.
“... Fala-se de um juiz que cria o direito e de um legislativo que não ocupa o seu lugar no espeço, como se o juiz fosse um “ser estranho” e a jurisdição desse sistema pudesse, sem qualquer pudor, adentrar na esfera do poder reservada ao parlamento”. ( grifo meu )
Esse é o conceito que os países com o sistema civil law tem em face aos países que seguem o sistema commom law, em especial o Norte Americano . Segundo Marinoni, além desse conceito mal fundado negam, ainda a importância do estudo desses sistema e respectivamente suas fontes e contexto históricos daquela época que acabaram por levar cada país ao sistema de lei aqui discutido.
Vejamos que, na Inglaterra, surgiu uma força que suprimiu o feudalismo, visava proteger o indivíduo e ainda buscava frear no abuso do governo ( neoconstitucionalismo ).
Já a França, por sua vez, criou um direito novo, eliminando as tradições passadas herdadas de outros povos assim como o ius commune. Criando dogmas, e limitando possibilidade do juiz de interpretar a lei, imaginando-se que tal liberdade do juiz violaria a certeza jurídica. Complementando, o c ivil law por sua vez, buscava que, o juiz agisse conforme a lei e aplicando a lei em virtude da certeza jurídica, ao contrário do commom law que essa certeza teria de ser buscada em outro lugar denominado precedentes ou stare decisis.
O autor salienta que, assim como a busca pela completude da legislação assim como o direito positivo, característica do civil law, o commom law também tem sua produção legislativa, e o elemento fundamental para distinção entre os dois sistemas é o real significado que se atribui aos códigos. O Commom Law jamais tentou, alguma vez, fechar a possibilidade de o juiz pensar ao solucionar conflitos que na lei não estejam previstos. Por sua vez, no Civil Law, o autor inicia afirmando que, nesses sistema, que o juiz que controla a

Relacionados

  • Sumário
    386 palavras | 2 páginas
  • Neoprocessualismo
    13915 palavras | 56 páginas