A TRANSFORMAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES: O NOVO PERFIL DO GESTOR

914 palavras 4 páginas
A TRANSFORMAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES: O NOVO PERFIL DO GESTOR

As últimas catástrofes ambientais das últimas décadas trouxeram o meio ambiente para o centro do debate internacional. Diante da abundância de oferta, o cliente contemporâneo privilegiará as empresas comprometidas com o bem-estar de sua comunidade, seja por meio da preservação do meio ambiente ou por práticas sociais responsáveis.
Nas últimas décadas, a manipulação do poder de compra pelos clientes conscientes criou nichos “verdes” de mercado cada vez mais expressivos – um público preocupado com a questão ambiental e disposto a pagar mais por produtos ecologicamente corretos. O novo perfil do consumidor criou uma competitividade diferente: marca, preço e qualidade não bastam para garantir o sucesso de um empreendimento. O cliente do século XXl quer saber mais sobre a empresa, investigando o impacto sócio-ambiental das suas atividades.
A preservação ambiental, antes entendida como empecilho do desenvolvimento, virou sinônimo de vantagem competitiva. Por estarem preocupadas com sua imagem Ed vilã, algumas empresas estão tentando se livrar desse estigma, mas não com o nível de ética desejável. O êxito das empresas está agora atrelado as estratégias adotadas para se relacionar com o meio ambiente, expandindo as obrigações da administração do novo milênio.
O maior desafio que se impõe à gestão empresarial hoje é dificuldade de conciliar produtividade, competitividade e sustentabilidade. O novo gestor acumulará pressões de todos os lados. Em primeiro ligar a concorrência do mercado que se torna cada vez mais acirrada. E por outro lado, o próprio cliente influenciará os moldes de produção, elevando cada vez mais seu nível de exigência. Além disso, as metas de redução de custo aliadas ao aumento de produtividade podem, às vezes, contrariar as políticas de sustentabilidade. É indispensável, portanto, que a gestão opere nesses diferentes níveis, fazendo escolhas compatíveis com a responsabilidade social e com

Relacionados