A trajetoria do Serviço social.docx

2622 palavras 11 páginas
A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL A trajetória do Serviço Social no Brasil retrata, as transformações, a questão Social a onde profissão se tomou socialmente necessária. Foi de grandes avanços o período 1937 – 1945 econômico e de caráter populista, e benefícios aos trabalhadores. Chegando a implantação do Serviço Social no Brasil, tendo a ajuda da igreja Católica que por sua vez era a porta-voz .
Os assistentes Sociais estudavam e ao mesmo tempo investigavam o meio social das pessoas.
Segundo a Iamamoto( 2009) a generalização do trabalho livre, os operário e sua família vendem sua força de trabalho. Pois eram péssimas as condições de trabalho chegando as famílias a trabalharem somente para comer.
Formando os movimentos sociais e sindicados, lutando pelas melhores salários.
A igreja católica executavam um trabalho social, assumindo a educação social dos trabalhadores brasileiros.
O surgimento das primeiras escolas de Serviço Social, aconteceu em 1936 em São Paulo, com estas medidas o governo criou, instituições assim exercendo a profissão assistência social. Uma grande participação na segunda guerra mundial. Com um objetivo promover as necessidades das famílias, o qual prestar concurso ao governo em relação à guerra.
O Serviço Social passou por suas transformações significativas, buscando métodos na categoria profissional. Porém com uma visão modernizadora, cientificista e tecnicista.

A identidade atribuída pelo capitalismo ao serviço social era construída de avessos-coerção intimidação, repressão-era, na verdade, uma forma mistificada de controle social. Nesse sentido, era uma identidade frágil, esvaziada de tempo, de historia e incapaz de resistir a um autêntico movimento de construção de identidade. Sob a capa da estabilidade se ocultava uma grande fragilidade, sob o discurso da mudança se escondiam as estratégias de controle social. Porque mudar? Mudar para não transformar a história em destino, a esvaziá-la daquilo que a caracteriza: A

Relacionados