A trajetoria do serviço social no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A definição para violência domestica segue duas vertentes de pensamentos, mas a maioria a define como ponto de conexão com vários fatores sociais e outras formas de violência.
A primeira vertente deestudo afirma que a violência domestica está relacionada com outros fatores sociais, destacando a importância da prevenção à violência associada ao combate às desigualdades sociais e aos valoresculturais inseridos no ambiente familiar.
A segunda vertente afirma que o combate à violência domestica deve ser enfatizado nos aspectos culturais e elaboração de estratégias de intervenção de apoio àcriança.
Autores como Azevedo (2002) e Guerra (1998) defendem a ideia de que a violência contra a criança é de fato especifico e típico, sem relação com outros fatores sociais. Para eles, a violênciacontra a criança independe da posição social da família na qual a criança está inserida, ou seja, a violência domestica esta em todas as classes sociais.
A caracterização da declaração de um ato comoviolento deve-se levar em conta a intencionalidade deste cometimento como critério para qualificá-lo como violento ou não.
Embry e Laumann-Billings (1998) cita que a distinção da violência familiardeve ser analisada como leve ou moderada, classificando-a como maus tratos e a grave, classificando-a como violência familiar. O tipo de agressão deve ser analisado, bem como as conseqüências físicase psíquicas deixadas a vitima de agressão.
As formas de agressão à criança e ao adolescente leva à perda ou extinção do poder familiar, e o tipo de punição varia de acordo com o tipo de agressão. Aextinção do poder familiar por decisão judicial é uma inovação trazida no novo Código Civil. As hipóteses de perda ou destituição são mencionadas no artigo 1638 do mesmo código, a saber:
a) castigoimoderado ao filho;
b) abandono do filho;
c) pratica de atos contrários à moral e aos bons costumes;
d) reiteração da falta aos deveres inerentes ao poder familiar.
O castigo imoderado aplicado...
tracking img