A TRAJETORIA DE EIKE BATISTA

1429 palavras 6 páginas
A TRAJETÓRI DE ERROS DE EIKE BATISTA
Grandes empresas não passam do sucesso ao fracasso do dia para a noite. É por isso que a história do empresário Eike Batista chama a atenção.
De 2005 à 2012, Eike captou investimentos de 26 bilhões de dólares para as empresas do grupo EBX à bolsa. Todas partiram do zero e tinham data marcada para entregar resultados. O prazo chegou, mas o resultado não veio. O golpe fatal aconteceu no dia 1° de julho, quando sua principal empresa a petroleira OGX anunciou que iria parar de investir em seu maior campo de petróleo. Em 2013, as ações da OGX caíram 90%.
Os sete maiores erros de Eike são descritos a seguir:
1° NÃO PROTEGEU A EMPRESA DE SEUS PRÓPIOS DEFEITOS.
Empreendedores de sucesso imprimem na cultura de suas companhias traços marcantes de suas personalidades.
No caso de Eike seu arrojo destemor e poder de conhecimento foram fundamentais para transformar o grupo EBX em um gigante. Na hora de administrar as empresas criadas, os mesmos traços de personalidade que eram virtudes fundamentais se transformaram em defeitos.
2° DIVERSIFICOU, MAS CONCENTRANDO RISCOS.
O grupo chegou a ter 16 empresas que concentrou riscos. Um grupo altamente dependente de suas 5 principais empresas feitas para auxiliar umas às outras.
No caso de Eike o eixo do grupo era a petroleira OGX um projeto de alto risco, no qual as demais empresas sofreram igualmente com a crise de confiança que abalou o grupo.
3° GUIOU-SE PELO MERCADO ACIONÁRIO, E NÃO PELA DINÂMICA DE CADA SETOR.
Financiar tantas empresas iniciantes no mercado teve um custo alto. O grupo ficou encantado com seu próprio sucesso e se esqueceu de dedicar-se a construir, ou seja, evoluir as empresas.
O resultado foi um grupo viciado em bolsa, em que tudo era guiado pelo preço das ações e da remuneração estratégica. Contrariando o prazo do setor, na primeira semana de produção a OGX informou que esperava 15.000 barris ao dia, mas 6 meses depois se descobriu que tinham capacidade somente

Relacionados