A trajetória do serviço social no brasil

Páginas: 8 (1955 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
APRESENTAÇÃO

O estudo procurou mostrar o desenvolvimento do Serviço Social no brasil, retratando a trajetória da ética profissional que culminou com a formulação do código de 1993, o qual, apesar de ter sido gestado em um momento de reformulação do capitalismo e do seu padrão de dominação vigente, agora sob a égide do neoliberalismo ( fruto da crise estrutural que o capitalismo assistiu apartir do final da década de 1960, início da década de 1970 ) tem como princípios básicos a defesa da democracia, dos direitos sócio-políticos, da equidade e justiça social, bem como a importância de sua articulação com os demais mecanismos existentes na sociedade, de modo a conduzir para maior aplicabilidade e eficiência do exercício profissional.

01

INTRODUÇÃO

O ServiçoSocial no Brasil

O Serviço Social surge no Brasil nas primeiras décadas do século (20 e 30) a partir do surgimento da questão social, onde tinha como base para a sua implantação o reconhecimento das tensões sociais, geradas a partir da industrialização. Portanto a sua origem, corresponde à conjuntura vivenciada no país neste período, momento em que o Estado, as frações dominantes e a igreja,passam a utilizar estratégias de intervenção e regulação da questão social através de políticas sócias. Estas estratégias foram influenciadas devido ás mudanças ocorridas no país, principalmente as econômicas, em função da industrialização e das grandes mobilizações da classe operária que tinha como objetivo, que o “Estado” se posicionasse diante dela, que crescia cada vez mais e em condiçõesprecárias de higiene, saúde e habitação, tomando proporções gigantescas, voltando a atenção social aos mesmos, que passam a reivindicar seus direitos, melhores condições de vida e de trabalho, ganhando importância social.
Com todo esse senário de tensão social o Estado entra com medidas de caráter interventivo e de regulação da questão social, usando como primeiras medidas, ações de intervenção, comobjetivo de diminuir as consequências materiais e morais derivadas do trabalho assalariado, ou seja, ações filantrópicas.
De acordo com Iamamoto e Carvalho (2005) o processo de legitimação e institucionalização da prática profissional dos assistentes sociais no Brasil, deu-se com o advento e desenvolvimento das grandes entidades assistenciais (estatais autarquias ou privadas) na década de 1940,momento em que os conflitos sociais entre a classe burguesa e a classe operária se intensificaram e passaram a exigir outros meios de intervenção, pois, a filantropia e a repressão já não davam conta de tais conflitos. Lembrando que o papel do Serviço Social era buscar adequar o operário às novas condições de vida, mas tudo isso por imposição da burguesia juntamente com a igreja católica e não porque a classe de operários solicitou. As classes “dominantes” (igreja e burguesia) tinham como objetivo, neutralizar a classe trabalhadora que buscava melhores condições de vida e de trabalho. E com isso, vemos que o Serviço Social surgiu por interesse do “Estado Capitalista” como um instrumento que mantinha02

a “ordem” e garantia a reprodução desse modo de produção e das relações sociais que sustentam o trabalho alienado.
Mesmo sendo polarizado por interesses divergentes, a tendência histórica do Serviço Social foi, até a década de 1980, a de ser polarizado pela classe dominante, igualmente a ética profissional foi influenciada pelos projetos societários aosquais esteve articulada. O brasil na década de 1980 sofreu grandes e profundas mudanças, tanto no âmbito econômico quanto no político, onde aconteceu mudanças caracterizadas principalmente pela recessão econômica vivida no momento, ampliando a dívida externa e a transição de regime político, antes ditadura e caminhado para um modelo democrático e liberal. Tais mudanças ocorreram simultaneamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trajetória do serviço social no brasil
  • Trajetoria do serviço social no brasil
  • A trajetória do serviço social no brasil
  • A trajetória do serviço social no brasil
  • A Trajetória do Serviço Social no Brasil
  • Trajetoria do serviço social no brasil
  • Trajetória do Serviço Social no Brasil
  • A trajetória do Serviço Social no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!