A trajetória do serviço social no brasil capitulo ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
CAPITULO II

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para adisciplina Portifólio Individual.
Semestre 2
Orientadores: Adarly Rosana Goes, Sérgio de Goes Barbosa, LIsnéia Rampazzo, Márcia Bastos.

2011


Não é a consciência do homem quelhe determina o ser, mas ao contra-
rio, o seu ser social que lhe determi-na a consciência.

Karl Marx

RESUMO

04

INTRODUÇÃO

O serviço social no Brasil surge na década de 30 do século passado como profissão criada para cumprirdeterminadas tarefas na sociedade capitalista, tendo suas raízes nas formas de assistente sociais atrelado a ideologia dominante e a doutrina social da igreja católica enquanto instituição social resolveintervir politicamente diante do processo de reprodução das relações no exercício de controle social e difusão da ideologia de classe dominante entre a classe trabalhadora. O País vivia um processo deindustrialização social e um avanço significativo rumo ao desenvolvimento econômico social e cultural quando se coloca a questão social.

A criação da profissão de serviço social, aocontrario das leis sociais, não parte de uma demanda das classes trabalhadoras mas sim das classes dominantes, para entender melhor essa problematica considera-se o trabalho humano destacando asrelaçoes sociais que se desenvolvem no sistema produtivo. A questão social, foi criada uma série de medidas de politicas sociais, como uma forma de enfrentamento, ao mesmo tempo que o Estado conseguia aadesão dos trabalhadores das classes medias e dos grupos nominantes donos do capital.

O efeito políticos sociais e populistas do governo Vargas estabeleceu uma série de medidas de...
tracking img