A trajetória do serviço social no brasil

Páginas: 9 (2217 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2011
[pic]

SUMÁRIO

1 REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 3

2 DADOS BIBLIOGRÁFICOS DO AUTOR 4

3 SÍNTESE DO CONTEÚDO 5

4 AVALIAÇÃO CRÍTICA ...........................................................................................10

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

RAICHELLIS, Raquel. Legitimidade Popular e Poder Público. São Paulo. Cortez. 1988.

DADOS BIBLIOGRAFICOS DO AUTORPossui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUCSP (1971), mestrado em Serviço Social pela PUCSP (1986) e doutorado em Serviço Social pela PUCSP(1997).
É professora assistente-doutora do Departamento de Fundamentos do Serviço Social da Faculdade de Serviço Social da PUCSP, professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social daPUCSP, pesquisadora do Instituto de Estudos Especiais da PUCSP nas áreas de gestão pública e políticas sociais/ política de assistência social, consultora no campo da gestão pública,vice-coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUCSP (2005-2007), Vice Reitora Acadêmica da PUCSP (2000-2004). Docente e pesquisadora da área de Serviço Social nos seguintes temas: fundamentosteórico-metodológicos do serviço social, trabalho e profissão, política pública de assistência social, sociedade civil e processos de democratização, estado e política social, gestão pública e controle social. Integra conselhos editoriais das Revistas: Serviço Social e Sociedade, Em Pauta, Inscrita e Plurais, é autora de livros e artigos em revistas especializadas nas áreas de Serviço Social eCiências Sociais.

sÍNTESE DO CONTEÚDO

Trajetória do Serviço Social no Brasil, da autora Raquel Raichelis, nos mostra como foi o desenvolvimento da profissão no Brasil desde a década de 20.
Como se sabe a igreja católica dominou meados dos nossos tempos de desenvolvimento no Brasil, também participou do desenvolvimento da profissão acima citada com a intençãounicamente política para garantir influência dentro do estado.
Desde a década de 20 a igreja já havia se posicionado como adepta à assistência social, todavia o reconhecimento do Serviço Social como profissão só aconteceu quando a igreja católica, enquanto instituição social passou a se preocupar com a “questão social”. Porém só a partir da década de 30 que a igreja passou a intervirpoliticamente no processo.
A questão social sempre foi um problema que o estado sempre se preocupou menos, pois era considerada um fato natural e necessário para motivar os pobres a se tornarem produtivos e uteis a acumulação de riqueza.
A questão social se intensificou com o progresso que o país estava passando naquele momento, fazendo com que os centros urbanos ficassemcada vez maiores e trazendo famílias inteiras para trabalhar na cidade, com salários baixíssimos, carga de trabalho muito grande. Pode se afirmar que essa situação era desumana: ambientes insalubres de trabalho, salários menos que mínimos para a sobrevivência, o governo não se preocupava com essas famílias que colocavam até seus filhos menores para trabalhar e ter mais renda dentro de seus lares.Coisa que ainda acontece em algumas regiões do Brasil nos dias de hoje. Tantas situações difíceis fizeram com que os operários e suas famílias começassem a lutar por seus direitos e mais dignidade de vida.
O reconhecimento da classe operária pelo estado só passou a acontecer quando os funcionários passaram a protestar e reivindicar seus direitos, uma vez que a exploração estavademasiada. Esse reconhecimento só aconteceu porque o estado compreendeu que a forma mais prática de controlar as revoltas seria mostrar para os proletariados e seus familiares que o estado estava se preocupando com os “pobres” enviando os assistentes sociais inicialmente para verificar suas necessidades e seus anceios. Diga se quase uma política de Pão e Circo, assim como ocorria em Roma, para que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trajetória do serviço social no brasil
  • Trajetoria do serviço social no brasil
  • A trajetória do serviço social no brasil
  • A trajetória do serviço social no brasil
  • A Trajetória do Serviço Social no Brasil
  • Trajetoria do serviço social no brasil
  • Trajetória do Serviço Social no Brasil
  • A trajetória do Serviço Social no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!