A trajetória da educação infantil.

Páginas: 5 (1064 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2011
PROJETO JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Introdução
Esse projeto tem como objetivo criar estratégias de ensino de jogos que possibilitem a criatividade dos alunos e o desenvolvimento no Pré com crianças de 04 a 05 anos.
O projeto se caracteriza por uma atividade lúdica proporcionada pelos jogos como um desencadeador no processo de aprendizagem. Neste projeto os alunos participarão dejogos e brincadeiras com regras simples.
Justificativa
O trabalho proposto neste projeto parte da necessidade de se pensar a educação escolar como um trabalho do conhecimento. Nesta proposta, procura-se criar condições para que o aluno obtenha conhecimentos através de jogos e brincadeiras. As atividades serem apresentadas fundamenta-se nos princípios do construtivismo, cujo principalrepresentante é Piaget, e do interacionismo representado por Vygotsky. Alguns pesquisadores denominam sociointeracionismo a síntese dessas duas teorias. Nessa concepção, o conhecimento não é visto como algo a ser posto para dentro do aluno, mas como algo a ser produzido, reconstruído por ele, considerando-o sujeito e não objeto da aprendizagem.
Considerando essa teoria, podemos dizer que o jogo é umelemento essencialmente socializador e consequentemente, algo muito importante para o desenvolvimento humano. Justifica-se esse projeto porque se observa que entre educadores falar sobre a importância das brincadeiras e jogos no processo ensino aprendizagem ainda é um pouco complexo.
Objetivo Geral: Desenvolver o interesse dos alunos através de jogos lúdicos e cooperativos para então construir oconhecimento de vários aspectos disciplinares de forma lúdica e desafiadora.
Objetivos Específicos:
Desenvolver o raciocínio;
Estimular o contato dos alunos com os jogos em algumas atividades;
Desenvolver a coordenação motora;
Incentivar o espírito de equipe;
Fundamentação Teórica
As atividades possibilitam que as crianças ultrapassem sentimentos e fatos, combinando-os entre si, reelaborando-oscriativamente e edificando novas possibilidades de interpretação e de representação do real, de acordo com suas afeições, suas necessidades, seus desejos e suas paixões.
As situações de brincadeiras possibilitam, também, as crianças o encontro com seus pares fazendo com que interajam socialmente, quer seja no espaço escolar ou não. Pensando nisso pode ser aplicado nesse projetobrincadeiras que façam com que os alunos interajam uns com os outros, como por exemplo: a brincadeira Robô com Sensor onde forma- se duplas e um da dupla fará o papel de robô, e o outro o de sensor. O que fará o papel de sensor ficará com a mão direita aberta na direção do rosto da pessoa que representará o robô, e com a mão comandará os movimentos do robô, usando todas as suas possibilidades corporais,como por exemplo: andar, correr, dançar, girar, saltar, rolar etc. Depois de algum tempo, trocam-se as posições, e quem vivenciou o papel de sensor passa a ser o robô, e vice-versa. Podem ser usados jogos como sequência de figuras - jogos com conceitos temporais- jogo da memória- jogo com número/numerais- jogos com letras entre tantos outros. Para Piaget (1978), a origem das manifestações lúdicasacompanha o desenvolvimento da inteligência vinculando-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo. Cada etapa do desenvolvimento está relacionada a um tipo de atividade lúdica que se sucede da mesma maneira para todos os indivíduos
No grupo descobrem que não são os únicos sujeitos da ação, e que para alcançar seus objetivos precisam levar em conta o fato de que outros também têmobjetivos próprios que querem satisfazer. Os jogos infantis, no dizer de Piaget (1994), constituem-se “admiráveis instituições sociais” e através deles as crianças vão desenvolvendo a noção de autonomia e de reciprocidade, de ordem e de ritmo.
O significado dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras e sua relação com o desenvolvimento e a aprendizagem há muito tempo vêm sendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A trajetória da educação infantil
  • Trajetória histórica da educação infantil no Brasil
  • Trajetória da Educação
  • Uma trajetória para a filosofia da educação brasileira
  • EDUCAÇÃO E DUALIDADE – A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO MÉDIA NO
  • Literatura infantil na educação infantil
  • A trajetória histórica da educação brasileira
  • TRAJETÓRIAS E MOVIMENTOS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!