A tríplice hélice e o desenvolvimento regional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
O ambiente empresarial hoje, no mundo globalizado, é impactado por muitas mudanças rápidas e contínuas, tanto no mercado como na tecnologia e na inovação. Em uma economia neoliberal, a concorrência acirrada faz da competição a característica mais importante no sistema de um modo geral. Neste contexto, o empresário brasileiro não tem ainda a capacitação suficiente para disputar comos competidores internacionais, principalmente os Estados Unidos, a União Européia e o Japão. É fundamental estimular a cooperação entre os diversos setores econômicos, sociais e tecnológicos para buscar o equilíbrio e minimizar a centralização e a hierarquização.



Capacitar-se tecnologicamente através da implantação de práticas apropriadas de gestão de tecnologia é fundamental para asobrevivência de uma organização que busque ser competitiva o suficiente para, pelo menos sobreviver em seu ambiente. (PRADO, 2008)




O crescimento econômico do Brasil depende, principalmente, da capacitação de recursos humanos para atividades de pesquisa e desenvolvimento, da produção do conhecimento científico e do estímulo à parceria entre o setor público e privado. Pode-se chamar ao conjuntodesses fatores de Tríplice Hélice. A utilização desse conceito fará com que o Brasil passe a ser um país reconhecido mundialmente como gerador de ciência, sem a limitação na geração de tecnologias e riquezas agregadas, como vem sendo até então.



Sabe-se que universidades e centros de pesquisa, têm um papel fundamental de desenvolvedores e introdutores de novas tecnologias, no âmbito dainovação. Propõe-se, neste documento, analisar o apoio da estrutura nacional de desenvolvimento de ciência e tecnologia em relação ao desenvolvimento de inovações tecnológicas, utilizando os conceitos de Tríplice Hélice e Sistemas de Inovação, pois sabe-se que a universidade existe para formar indivíduos capazes de gerar conhecimentos e aptos a transformá-los em inovações, principalmente, se houver umacorrelação direta entre o setor industrial e o governo.

A Tríplice Hélice promove a interação sistêmica entre as três partes, tal como as exigências dos conhecimentos econômicos, a competitividade através das inovações que demandam grande conhecimento científico na fase de desenvolvimento e no envolvimento da produção.



Entretanto, existem críticas sobre a aproximação destes trêssegmentos, principalmente nos aspectos consensuais ligados à visão cibernética que a inovação proporciona. Uma segunda crítica é aquela que procura reafirmar o poder hierárquico na escala geográfica em processos de inovação, que impacta fortemente no desenvolvimento regional.



Uma das idéias principais por trás do conceito de sistemas da inovação é que a inovação ocorre dentro das empresas e atravésdas relações entre agentes institucionais como universidades, indústrias, e agências governamentais. Os sistemas da inovação diferem nos termos de como os fluxos através das redes são integrados e de se os fluxos heterogêneos (relações econômicas da troca, produção da novidade, e controle de organização) fornecem oportunidades para a sinergia. A sinergia entre a estrutura industrial, asdistribuições geográficas, e as tradições acadêmicas pode ser considerada crucial para a força de um sistema da inovação. Porém, mais importante do que a mera presença de agências é a qualidade de suas relações em uma dada configuração. Desde que as funções são executadas por agentes diferentes e por relações, se espera uma incerteza que possa ser medida como a entropia probabilística. (LENGYEL &LEYDESDORFF, 2006)



A distribuição geográfica de atividades industriais entre regiões é somente uma das dimensões relevantes de uma configuração. Devido às diferenças nas características de processos de inovação, pode-se esperar que as condições geográficas possuam efeitos diferentes sobre os vários setores econômicos como a indústria transformadora e dos serviços de conhecimento intensivo....
tracking img