A tríade dos problemas econômicos fundamentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CERES – CAICÓ
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: ECONOMIA POLÍTICA








PESQUISA – TEMA: “A TRÍADE DOS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS”












- Roteiro -

I - Fazer uma pesquisa junto à imprensa escrita com a finalidade de fixar os conceitos do tema proposto, através do contato com ainformação econômica veiculada diariamente.
II – Escolher jornais e revistas e destacar 10 notícias (cada aluno do grupo) publicadas na mesma, identificando-as com os problemas fundamentais da economia.
2.1 - Transcrever (ou resumir) as notícias escolhidas e indicar o problema econômico fundamental a que cada uma delas se refere.
2.2 - Após a citação de cada notícia com seu respectivo problema,colocar a fonte da qual foi extraída.

Notícias relacionadas ao problema econômico fundamental “o que e quanto produzir”:

1) Os motoristas natalenses foram pegos de surpresa ontem, com uma alta nos preços da gasolina e do etanol, nos postos de combustíveis.

* A notícia acima mostra a dualidade entre dois produtos substitutos, pelo menos no Brasil dos carros bicombustíveis, que sãocomercializados em postos de combustíveis: álcool e gasolina. Por isso pode ser enquadrada como referente ao problema econômico.
Fonte: PREÇOS do litro da gasolina e etanol disparam em Natal. Tribuna do Norte. Natal, 3 fev. 2010. disponível em: <http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/precos- do-litro-da-gasolina-e-etanol-disparam-em-natal/139417> Acesso em: 26 mai. 2010.

2) Líder absolutaem celulares e eletrônicos de consumo, a britânica ARM agora ensaia sua entrada no terreno da todo-poderosa Intel: os computadores.

* Novamente, notícia relacionada ao problema econômico. Nela vê-se dois bens sendo produzido pela mesma empresa: celulares e computadores.

Fonte: FUSCO, Camila. O futuro dos chips. Exame. São Paulo: abril, n.944, p. 106-107, 3 jun. 2009.

3) O grupoSodrugestvo, maior produtor de óleo e farelo de soja da Rússia, com faturamento anual de quase 1 bilhão de dólares, deve anunciar nos próximos dias a compra do controle acionário da paulista Carol, uma das cinco maiores produtoras de soja do Brasil.

* A manchete acima menciona uma empresa russa que produz, ao mesmo tempo, óleo de soja e farelo de soja, por isso pode ser destacada comopertinente ao problema “o que e quanto produzir”.
Fonte: ONAGA, Marcelo. Soja brasileira para os russos. Exame. São Paulo: abril, n. 967, p. 15, 5 mai. 2010.

4) A cesta básica voltou a subir em Natal na segunda semana de maio, depois de registrar variação negativa na primeira semana do mês. Os preços dos produtos essenciais estão, em média, 0.73% mais caros em relação à semana passada. Apesardisso, os produtos de higiene e limpeza reduziram 1,79% nos hipermercados e supermercados da capital do RN.

* Última nota referente ao problema econômico faz menção a dois blocos de produtos comercializados nos supermercados, hipermercados ou afins: produtos de higiene e produtos de limpeza.
Fonte: FELIPE, Maiara. Produtos estão 0,73% mais caros. Diário de Natal. Natal, 15 mai. 2010.economia, p. 8.

Notícias relacionadas ao problema fundamental “como produzir”:

5) Os celulares Windows serão fabricados com chip de 1GHZ, quase o dobro do iPhone 3GS (600 MHZ). Essa potência será usada para rodar aplicativos como o navegador Internet Explorer – que imita perfeitamente o Safari do iPhone – e mapas em 3D fornecidos pelo serviço Bing Maps, da Microsoft.

* Reportagem da Super,revista da editora abril voltada para novidades tecnológicas, principalmente, traz a exposição de técnica usada na fabricação dos novos celulares da Windows. Por esse motivo, podemos verificar, na notícia, a abordagem do problema técnico, que nada mais é que o problema fundamental econômico “como fazer” aquilo que se tenciona produzir.

Fonte: GARATTONI, Bruno. O império contra-ataca....
tracking img