A tríade dos problemas econômicos fundamentais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CERES – CAICÓ
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: ECONOMIA POLÍTICA








PESQUISA – TEMA: “A TRÍADE DOS PROBLEMAS ECONÔMICOSFUNDAMENTAIS”












- Roteiro -

I - Fazer uma pesquisa junto à imprensa escrita com a finalidade de fixar os conceitos do tema proposto, através do contato com a informaçãoeconômica veiculada diariamente.
II – Escolher jornais e revistas e destacar 10 notícias (cada aluno do grupo) publicadas na mesma, identificando-as com os problemas fundamentais da economia.
2.1- Transcrever (ou resumir) as notícias escolhidas e indicar o problema econômico fundamental a que cada uma delas se refere.
2.2 - Após a citação de cada notícia com seu respectivo problema,colocar a fonte da qual foi extraída.

Notícias relacionadas ao problema econômico fundamental “o que e quanto produzir”:

1) Os motoristas natalenses foram pegos de surpresa ontem, com uma alta nospreços da gasolina e do etanol, nos postos de combustíveis.

* A notícia acima mostra a dualidade entre dois produtos substitutos, pelo menos no Brasil dos carros bicombustíveis, que sãocomercializados em postos de combustíveis: álcool e gasolina. Por isso pode ser enquadrada como referente ao problema econômico.
Fonte: PREÇOS do litro da gasolina e etanol disparam em Natal. Tribuna doNorte. Natal, 3 fev. 2010. disponível em: <http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/precos- do-litro-da-gasolina-e-etanol-disparam-em-natal/139417> Acesso em: 26 mai. 2010.

2) Líder absolutaem celulares e eletrônicos de consumo, a britânica ARM agora ensaia sua entrada no terreno da todo-poderosa Intel: os computadores.

* Novamente, notícia relacionada ao problema econômico. Nelavê-se dois bens sendo produzido pela mesma empresa: celulares e computadores.

Fonte: FUSCO, Camila. O futuro dos chips. Exame. São Paulo: abril, n.944, p. 106-107, 3 jun. 2009.

3) O grupo...