A toxicidade do bpa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A TOXICIDADE E OS RISCOS DO BPA (BISFENOL A).

O que é BPA (bisfenol A)?
Sintetizado pela primeira vez no final do século XIX, o BPA é uma família de produtos químicos industriais de compostos orgânicos aromáticos.
Ela é usada em larga escala para a fabricação de policarbonato, um plástico às vezes colorido, rígido e leve, e algumas resinas epóxi.
Sua estrutura é semelhante à doshormônios estrogênio e, portanto, classificadas como desreguladores endócrinos. No Brasil ele aparece na lista de poluentes atmosféricos perigosos.
Por muitos anos, o bisfenol A (BPA) tem sido uma das substâncias químicas de maior produção ao redor do mundo, alcançando 2,7 milhões de toneladas em 2003. É uma matéria-prima industrial empregada na produção de polímeros e como estabilizante em plásticosà base de cloreto de polivinila (PVC),
Onde posso encontrar uma?
Onde quer que haja um policarbonato, ou seja, em uma infinidade de bens de consumo:
• garrafas reutilizáveis
• garrafas de esporte
• garrafas
• copos
• utensílios descartáveis
• recipientes para armazenamento de alimentos
• CDs
• equipamentos desportivos e médicos
Há também BPA em resinas epóxi utilizado paracorrosão de revestimento no interior da lata, latas de metal e alumínio nas tampas de metal de potes e garrafas de vidro e até mesmo nas amálgamas dentárias.

Não entrar no corpo?
Ao longo do tempo, as moléculas do GAP tenderiam a separar embalagens reutilizáveis policarbonato ou latas revestidas com resina epóxi.
Assim, "migrar" em pequenas quantidades no líquido e alimentos, em seguida, nocorpo humano.
Em 2007, a organização norte-americana Environmental Working Group examinou centenas de alimentos enlatados, incluindo a fórmula infantil: mais da metade continha BPA, às vezes em níveis que os seus peritos consideram "perigoso".
Em testes realizados pelos Centros Federais de Controle e Prevenção (CDC) mostram que quase 95% dos nossos vizinhos do sul têm em sua urina.
“Istosignifica que exposição é tanto generalizada e constante, pois ao contrário de dioxinas e PCB, por exemplo, esta substância é excretada rapidamente e não se acumula na gordura”, diz Pierre Ayotte, pesquisador em Human Toxicology no Instituto Nacional de Saúde Pública de Québec.
"BPA é muito volátil e não temos nenhuma evidência de que ele poderia entrar na circulação através do sistemarespiratório, embora tenhamos encontrado no ar ambiente ou poeira. Quase toda a nossa exposição é, portanto, a oral, quando ingerir alimentos ou líquidos ", diz Bernard Robaire, Professor de Farmacologia e Terapêutica da Universidade McGill, em Montreal.
Segundo os especialistas, os riscos da migração de BPA em alimentos são o aumento nos casos de reutilização das embalagens prolongada (repetidalavagem, movimentação e choque eventualmente degradar os produtos que contêm) e, especialmente, sob o efeito de 'calor intenso.
De acordo com a Health Canada, a principal fonte de exposição para os recém-nascidos e lactentes também ocorrer quando uma garrafa de policarbonato é submetido a altas temperaturas, especialmente se derrama água fervente. Ou quando o BPA nos forros de latas de fórmula líquidamigra para o leite.
Testes recentes realizados para CTV e The Globe and Mail mostrou que alguns alimentos enlatados têm níveis de BPA ainda maiores que os encontrados em garrafas e garrafas de policarbonato.
Na América do Norte, quase todas as latas são revestidas com resinas epóxi com base em BPA.
Uma empresa, pelo menos, Eden Foods, entretanto, substituído em alguns de seus produtos porum revestimento de base extratos de plantas.
Existe um perigo para a saúde?
Em um relatório preliminar divulgado na primavera, os pesquisadores do National Toxicology Program americanos stress (NTP), que "existem algumas preocupações sobre os efeitos no comportamento e no sistema nervoso dos fetos, bebês e crianças", com os atuais níveis de BPA em alimentos.
Estas preocupações "são...
tracking img