A tia joaquina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teste Intermédio de Ciências Naturais Versão 1

Teste Intermédio

Ciências Naturais
Versão 1
Duração do Teste: 90 minutos | 30.03.2011 9.º Ano de Escolaridade
Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro

Na folha de respostas, indica de forma legível a versão do teste. A ausência dessa indicação implica a classificação com zero pontos das respostas aos itens de escolha múltipla, deassociação/correspondência e de ordenação. Utiliza apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Não é permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deves riscar de forma inequívoca aquilo que pretendes que não seja classificado. Escreve de forma legível a numeração dos grupos e dos itens, bem como as respectivas respostas. As respostas ilegíveis ou que não possam ser identificadassão classificadas com zero pontos. Para cada item, apresenta apenas uma resposta. Se escreveres mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas é classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responderes aos itens de escolha múltipla, escreve, na folha de respostas: •  o número do item; •  a letra que identifica a única opção escolhida. Para responderes aos itens deassociação/correspondência, escreve, na folha de respostas: •  o número do item; •  a letra que identifica cada elemento da coluna A e o número que identifica o único elemento da coluna B que lhe corresponde. Para responderes aos itens de ordenação, escreve, na folha de respostas: •  o número do item; •  a sequência de letras que identificam os elementos a ordenar. As cotações dos itens encontram-se no final doenunciado do teste.

TI de Ciências Naturais – Versão 1 • Página 1/ 10

GRUPO I
As extinções em massa reduziram drasticamente a biodiversidade em diferentes períodos da história da Terra. O acontecimento mais catastrófico, desta natureza, de que temos conhecimento, ocorreu há cerca de 252 milhões de anos, quando cerca de 90% das espécies marinhas e cerca de 70% das espécies terrestres seextinguiram. As extinções em massa podem ser o resultado de profundas alterações ambientais causadas por vários factores, como, por exemplo, interacções ao nível das mudanças climáticas, tectónica de placas, vulcanismo a nível mundial, subida (transgressão) ou descida (regressão) do nível do mar, alterações nos ciclos biogeoquímicos e impactos de grandes asteróides ou cometas. Na Figura 1, estãorepresentadas a variação da biodiversidade de invertebrados marinhos, nos últimos 600 milhões de anos da história da Terra, com indicação dos cinco maiores eventos de extinção em massa, bem como as variações da temperatura mundial e do nível do mar, para o mesmo período.

Baseado em www.yearofearth.org (consultado em Outubro de 2010)

Figura 1

TI de Ciências Naturais – Versão 1 • Página 2/ 10

Naresposta a cada um dos itens 1 e 2, selecciona a única opção que permite obter uma afirmação correcta, de acordo com os dados do gráfico. Escreve, na folha de respostas, o número do item e a letra que identifica a opção escolhida.

1. A maior extinção em massa de espécies de seres marinhos ocorreu no (A) final do Pérmico. (B) início do Jurássico. (C) final do Devónico. (D) início do Silúrico.2. A extinção em massa no Devónico ocorreu em regime (A) regressivo e com temperatura média mundial superior à actual. (B) regressivo e com temperatura média mundial inferior à actual. (C) transgressivo e com temperatura média mundial superior à actual. (D) transgressivo e com temperatura média mundial inferior à actual.

3. Identifica, de acordo com os dados fornecidos, o período da históriada Terra com menor biodiversidade.

4. Identifica, dos três principais grupos de rochas, aquele em que é mais provável encontrar fósseis.

5. Faz corresponder cada um dos elementos relativos à actividade vulcânica, expressos na coluna A, à respectiva designação, que consta da coluna B. Escreve, na folha de respostas, as letras e os números correspondentes. Utiliza cada letra e cada...
tracking img