A terra, um planeta a proteger

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3. A Terra, um planeta único a proteger
* Planeta azul do sistema solar;
* Atmosfera rica em oxigénio;
* Agua no estado líquido;
* Temperatura ambiente propicia ao desenvolvimento da vida à superfície;
* Camada de ozono que protege os seres vivos das radiações solares;
* Fluxo de energia interna e externa.

3.1 A face da terra – continentes e fundos oceânicos

Se fosseretirada toda a água dos oceanos e observássemos a superfície terrestre, aquilo que ressaltaria mais à vista seria a existência de dois tipos de unidades – as áreas continentais e os fundos oceânicos.

* Áreas continentais

Os continentes actuais representam 36% da superfície terrestre e têm uma espessura que varia entre os 20 e 70 km.

Os continentes diferem dos fundos oceânicos nãosomente pela sua altitude e constituição, mas igualmente pela idade. Enquanto a idade da crosta oceânica não ultrapassa os 200 M.a., certas rochas continentais têm uma idade radiométrica de aproximadamente 3900 M.a.
As três unidades que formam os continentes são os escudos ou cratões, as plataformas estáveis e as cinturas orogénicas.

Escudos- vastas extensões em que afloram rochas de idade pré-câmbrica que formam os núcleos de cada continente. À escala regional eles aparecem relativamente planos, com raras ilhotas de rochas resistentes que, em geral, não se elevam mais do que algumas dezenas de metros acima da paisagem em volta. O exame detalhado da estrutura dos escudos revela que houve sobreposições complexas de rochas sedimentares e magmáticas, que foram em seguida intensamentedeformadas e metamorfizadas. Os escudos são as raízes, na maior parte dos casos, de montanhas erodidas desde há muito tempo.

Plataformas estáveis - correspondem a zonas dos escudos que não afloram porque estão cobertas por sedimentos. Estes sedimentos são de origem marinha, tendo sido depositados no decurso de fases de subida das águas do mar.

Cinturas orogénicas recentes – enormes cadeiasalongadas de montanhas resultantes de colisões continente – continente ou placa oceânica – continente. Estas cadeias de montanhas (Andes, Himalais,…) implicadas nas colisões estão ainda em formação.

* Fundos oceânicos

Do domínio continental fazem parte:

Plataforma continental – faz parte da crosta continental e prolonga o continente sob o mar, podendo atingir a profundidade de – 200 m.Talude continental – representa o limite da parte imersa do domínio continental. É uma zona de forte declive, cuja profundidade passa de -200 m para – 2500m.
Do domínio oceânico fazem parte:

Planícies abissais – de profundidade compreendida entre -2500 e -6000m, correspondendo a 50 % da superfície do Globo. Nas planícies existem, por vezes, depressões designadas por fossas, que apresentamgrandes profundidades, podendo mesmo ultrapassar – 11 000 m.

Dorsais oceânicas – situam-se na parte média ou nos bordos dos oceanos. Elevam-se a 3000 m acima dos fundos das bacias e estendem-se por uma largura de cerca de 1000 km. Na parte central de algumas dorsais, nomeadamente na dorsal atlântica, existe um rifte.

3.2. Intervenções do homem nos subsistemas terrestres
A humanidade vive numsistema fechado que provavelmente será difícil abandonar. Tudo o que resulta da actividade humana terá consequências sobre a qualidade de vida das gerações futuras, do mesmo modo que o nosso mundo é o produto do comportamento dos nossos antepassados.

O crescimento da população humana, bem como o desenvolvimento tecnológico ocorrido nos últimos tempos, tem vindo a criar problemas novos que urgeresolver e assimetrias económicas que é preciso ultrapassar.

3.2.1 Impactes na Geosfera
Da explosão demográfica podem resultar consequências dramáticas, das quais se destacam o aumento:
* da exploração dos recursos naturais;
* da produção e acumulação de resíduos;
* do número de catástrofes devidas à ocupação de áreas de risco.

Exploração dos recursos naturais

Com o...
tracking img