A terceirização de alguns setores das empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. - INTRODUÇÃO
Os principais mercados de móveis do mundo, Estados Unidos, Europa Ocidental e Japão, há tempo sentem as vendas despencarem em função do mercado querer regras mais claras na retirada de madeira das florestas, somando agora a turbulência financeira global. O alarde havia sido dado por analistas no início do ano(2009), mas a proporção que a crise tomou não era esperada pelomercado da madeira (móveis de luxo). A empresa Larantinni, sentiu a crise, assim começava a contabilizar resultados negativos. O resultado agora são planos de reformulação proposto pelo presidente da empresa para o Departamento de Tecnologia da Informação (TI). Ou seja, a “terceirização” dos serviços de TI.
A terceirização de alguns setores das empresas tornou-se prática comum atualmente.Recentes pesquisas indicam o crescimento da terceirização (“outsourcing”) no mundo. Na área de Tecnologia da Informação deverá expandir de 10% a 12% Brasil (RODRIGUES). Essa projeção deve-se ao fato que as empresas estão colhendo benefícios das vantagens da terceirização.
Através do estudo das vantagens e desvantagens da terceirização, será proposto através deste trabalho um modelo idealde terceirização em tecnologia da informação.
• Modelo Ideal de Terceirização em Tecnologia da Informação
A empresa Larantinni, possui uma área de tecnologia de informação, os famosos CPD, como área de apoio.
Para se empreender o modelo ideal de terceirização faz-se necessário a empresa Larantinni, saber das vantagens e das desvantagens.
Muitas atividades sãoexecutadas dentro da empresa Larantinni, contudo, nem todas elas são as atividades-fim, isto é, existem atividades que não correspondem diretamente ao “core business” (foco de atuação da empresa), mas que são executadas pelas funções de apoio e que são consideradas essenciais ao negócio. Essas funções de apoio incluem as áreas de finanças e contabilidade, recursos humanos e administração.

• Focono “core business”.
A empresa Larantinni, terceirizando sua área de apoio o então CPD, ela poderá dedicar sua atenção às atividades primárias.

• Transferência de responsabilidade para empresas especializadas.
Toda a preocupação de manter as melhores práticas da indústria será transferida para a empresa contratada. Caberá a empresa contratada, a gestão de seus própriosrecursos e buscar a otimização dos mesmos, sem que a empresa Larantinni, tenha qualquer impacto desta ação.
Terceirizando a área de tecnologia (CPD) é não precisar se preocupar em atualizar os equipamentos ou o pessoal, e ao mesmo tempo poder usufruir de tecnologia de ponta e especialistas desta indústria.
• Aquisição rápida de “know-how” para execução da tarefa.
A empresaLarantinni, beneficiará do “know-how” da empresa contratada. Desde o processo de seleção e contratação de especialistas até a realização das tarefas com excelência, a empresa, além de muitas outras coisas, precisará invariavelmente de tempo. Este tempo pode ser reduzido no processo de terceirização, pois a empresa contratada já possui todo o “know-how” que a empresa Larantinni, precisaria adquirir.
•Aumenta o poder de eliminar desperdícios.
Quando a empresa Larantinni, transferir suas funções de apoio para a empresa contratada, ela poderá dedicar-se totalmente na melhoria contínua nos processos de suas funções primárias.
• Reduz o custo operacional. Aumenta a visibilidade e o controle de custos.
Quando a empresa Larantinni, transferir suas funções de apoio para empresascontratada, ela colherá muitos benefícios com redução de, por exemplo, despesas com pessoal, passivo trabalhista, espaço físico, recursos investidos em infraestrutura, esforço para manter equipes qualificadas às áreas de apoio, entre outros.
• Racionalização dos recursos.
Permitirá a afecção mais racional e eficiente dos recursos, tornando possível que sejam utilizados somente...
tracking img