A terapia cognitiva comportamental e as crenças religiosas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL E AS CRENÇAS RELIGIOSAS









INTRODUÇÃO


O grande interesse por estudar religião (crenças) pela ótica psicológica vem crescendo muito, ao perceber o aumento das discussões de temas referentes a psicologia da religião em artigos periódicos publicados. Esse levantamento indica uma dicotômica tendência para o estudo das característicascompartilhadas entre as duas vertentes do saber, tanto no sentido de traços e fronteiras epistemológicas concretas que as diferem, como para construir uma ponte conceitual que as unifique.
Os estudos de vários cultos religiosos, podem revelar informações de grande valor para a compreensão e práticas psicológicas, surgindo formas inovadoras de apreender a dimensão subjetiva de cada ser humano. Embora seuscaminhos sejam divergentes no tocante, a metodologia e princípios das ciências psicológicas, se encontram aptas a ampliar seu campo de conhecimento prático e teórico, observando e estudando, essa milenar fonte de cultura popular e suas diferentes formas de relacionar-se com o sagrado.
Gradativamente, as Ciências Humanas voltaram a ser vistas como ciências do espírito, nas quais sua meta passou aser a compreensão e comunicação, não a previsão e o controle (FIGUEIREDO 1991). Com isso, a religiosidade pôde tornar-se efetivamente um objeto de estudo da Psicologia, e a religião pôde estabelecer uma relação com a mesma, sem sobreposições entre essas diferentes áreas da existência humana.
Acredita-se que a espiritualidade acompanha o homem ao longo da história, tornando-se um componentefundamental da vida humana. Sua influência não se restringe ao âmbito sociocultural, aparecendo também na constituição da subjetividade do indivíduo, expressa em crenças, valores, emoções e comportamentos a ela relacionados.
Dessa forma, a religiosidade se faz presente nos atendimentos clínicos de Psicologia, trazida como parte da constituição psicológica dos clientes que procuram auxílioprofissional, afim, de encontrar soluções para os seus respectivos problemas.




















2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Sobre a psicologia

A psicologia, como especulação sobre a natureza humana, é tão remota quanto o primeiro homem, que em algum momento tomou consciência de si e principiou a refletir acerca de sua existência. Vemos seus arcaicos reflexos surgirem naelaboração mítica do homem primitivo, atingindo o pensamento grego da Antiguidade Clássica, que por meio de nomes conhecidos, como Sócrates, Platão, Aristóteles e outros, indagavam a respeito de conceitos como memória, percepção, alma, desenvolvimento onírico, comportamento anormal e etc.
O termo Psicologia provém da junção do vocábulo grego "Psyché" que significa alma, espírito e do sufixo"logia", derivado do radical grego "logos" traduzido como palavra, estudo, tratado, ciência. Portanto seria melhor descrita como "Estudo da alma". Platão, ao sintetizar a metafísica do pensamento filosófico, foi tomado como o primeiro indagador da questão psicológica, enquanto Aristóteles, por ter escrito o primeiro tratado sobre o tema da Alma, seria seu primeiro sistematizador (FARIA, 1985; SERBENA;RAFFAELLI, 2003).
Imerso no universo da Filosofia, a elaboração psicológica encontrou expressão em vários pensadores enquanto investigação dos estados subjetivos da alma. Na Idade Média, as discussões continuaram, porém estritamente atreladas ao pensamento da Igreja. Destacam-se, nesse período, nomes ligados a doutrina religiosa como Santo Agostinho (354-430) e São Tomás de Aquino (1224-1274) querediscutiram o papel da alma e do intelecto na vida humana em uma perspectiva cristã, influenciando o pensamento ocidental por muitos séculos (CARPIGIANI, 2002).
Por volta do século XVII abrem-se renovadas maneiras de entender o universo, e com o movimento renascentista, brotam por toda Europa expressões de arte, literatura, conhecimento e outras formas de manifestação intelectual em diversos...
tracking img