A teoria m

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Física tem dois pilares que são mutuamente incompatíveis: Teoria Quântica de Campos e Teoria da Relatividade Geral. A unificação desses pilares pode exigir 11 dimensões, sendo que uma delas mostra que o Universo é uma brana, ele está em pleno movimento no multiverso e a colisão de 2 branas pode responder o maior problema da cosmologia: o que foi o Big Bang? A Teoria M surge como umapossibilidade de unificação entre o micro e o macro, que pode levar a Teoria do Tudo.
A Teoria da Relatividade Geral trata de tudo que é gigante e que concentra grandes quantidades de energia em nosso Universo, indo do Big Bang até sua evolução atual. Já a Teoria Quântica de Campos explica como é o funcionamento das pequenas coisas: partículas elementares, forças nucleares etc.
A Teoria das Supercordasveio para unificar a Teoria da Relatividade Geral e a Mecânica Quântica.
Desenvolvida a partir do fim da década de 1960, a Teoria das Supercordas é um modelo físico no qual os componentes fundamentais da matéria não são os pontos sem dimensão que caracterizam as partículas subatômicas na física tradicional, mas objetos extensos unidimensionais, semelhantes a uma corda.
Chegou a se pensar que aTeoria das Supercordas evoluiria em uma única explicação definitiva para o Universo. Mas ao longo do tempo, depois de muitos estudos, cientistas acabaram descobrindo uma segunda versão dela e então uma terceira. Logo eles tinham encontrado cinco diferentes Teorias das Cordas. Ela não era única e não parecia muito definitiva.
Com essa indefinição, a Teoria das Cordas passou a ser vista como umembaraço, um monte de ideias, e que, de acordo com os críticos da época, não seria a Teoria do Tudo.
Existia na época, um grupo de cintistas que estudavam a “super-gravidade”. A teoria deles era muito diferente da Teoria das Cordas. O principal desacordo entre elas era sobre o número de dimensões no Universo.
Einstein sugeriu que além das três dimensões convencionais, o tempo deveria ser uma quartadimensão. Já a Teoria das Cordas tinha estado convencida de que havia um total de dez dimensões, e essas dimensões extras eram espaços no Universo que nós nunca perceberíamos. A maioria era microscopicamente pequena, mas os cientistas acreditavam que elas realmente existiam.
A super-gravidade contudo estava convencida que havia exatamente onze dimensões.
Enquanto a Teoria das Cordas esteve emascendência, poucos consideraram seriamente a décima primeira dimensão, mas a turma da super-gravidade nunca perdeu a esperança.
Por fim, temendo perderem seus anos dedicados às pesquisas, os teóricos das cordas tentaram acrescentar a última coisa à sua teoria, a décima primeira dimensão.
As pequeninas cordas invisíveis da Teoria das Cordas eram supostas serem os fundamentais blocos de construçãode toda matéria no Universo. Mas agora, com a adição da décima primeira dimensão, elas mudaram. Elas se esticaram e se combinaram. A surpreendente conclusão foi que toda a matéria no Universo estava ligada por uma vasta estrutura: uma membrana. De fato, nosso inteiro Universo é uma membrana. A busca para explicar tudo no Universo pode começar novamente e em seu coração estará esta nova teoria. Elafoi chamada de Teoria da Membrana, ou Teoria M. A 11ª dimensão será, em seu tamanho máximo, algo como um trilhionésimo de milímetro.
As branas seriam uma manifestação das cordas na 11ª dimensão, ou seja, as cordas vibrando em 11 dimensões formariam um “grande lençol” por onde tudo estaria conectado: o próprio Universo.
A descoberta dessa nova dimensão, incentivou pesquisadores a saberem daorigem, das propriedades dessa dimensao. Isto começou com Lisa Randall, pesquisadora da Universidade de Harvard, EUA. Randall esteva fascinada por um fenômeno aparentemente inexplicável: a fraqueza da gravidade.
A Gravidade certamente não parece fraca na vida diária. Ela é responsável por manter nossos pés no solo e manter a Terra girando ao redor do Sol e assim por diante, mas realmente a...
tracking img