A Teoria Empírico-Experimental da Persuasão (AEE) e a Abordagem Empírica em Campo (AEC),

1085 palavras 5 páginas
Já sabemos que o poder persuasivo tem graus diferenciados em seus indivíduos e que diversos fatores interferem na resistências e nos estímulos recebidos por parte do receptor. Com esse objetivo, tanto a abordagem Empírico-Experimental da Persuasão (AEE), quanto a Abordagem Empírica em Campo (AEC), lançam mão de ciências empíricas. A primeira utiliza mais a psicologia e, a segunda, mais a sociologia. Podemos perceber então que, em vários momentos, iremos compará-las à sua teoria precedente, isto é, a teoria Hipodérmica. Mas estas pesquisas se diferem entre si.
A Abordagem Empírico-Experimental ou da persuasão possui um aprofundamento no tema e trazem uma maior complexidade na análise de como os meios de comunicação em massa influenciam o público. Ao enxergar dessa forma, a abordagem de estudo deixa de ser algo considerado global, baseado na crença de que todo estímulo gera uma reação e se passa a se tornar direcionada, com o intuito de entender qual a melhor maneira de aplicar a comunicação com sucesso persuasivo e entender os seus eventuais erros e seus motivos.
Podemos então, entender que a AEE acredita que a persuasão possa ser algo possível de se alcançar. Mas, para que os efeitos esperados sejam alcançados, a comunicação deve-se adequar aos fatores pessoais do destinatário. Na AEE os efeitos dos media são diferentes em cada tipo de receptor, devido às diferenças individuais deste. A partir do momento em que existem diferenças individuais nos membros do público, é natural pressupor que, nos efeitos, haverá variações correspondentes a essas diferenças. Esta teoria evidencia, pela primeira vez, na pesquisa dos media, a complexidade dos elementos que entram em jogo na relação entre o emissor, a mensagem e seu destinatário.
A Teoria Empírico-Experimental possui um processo de aplicação que obedece à observação mais pormenorizada do destinatário e fatores ligados a mensagem. Esses dois itens se subdividem em alguns princípios que, segundo a teoria, pode

Relacionados

  • Anais Abemcongresso 2010 Parte2
    397825 palavras | 1592 páginas