A teoria dos sistemas abertos e a perspectiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva
Sociotécnica das Organizações



Em 1950, após a segunda guerra mundial surgiu e se popularizou a teoria geral dos sistemas, por trabalhos de Ludwig Von Bertalanffy. Joan Woodward e Lawrence e Lorsch, tinha pressuposto de q a organização é um sistema aberto que deve se adaptar ao seu meio ambiente. Percebeu-se após a segundaguerra que todo o sistema global era composto por partes diferentes, mas interdependentes.
Tomando como base que diversos ramos do conhecimento constituíam parte de um sistema maior, parcialmente explicado como regras gerais aplicáveis, Bertalanffy destinou suas preocupações para desenvolver uma teoria geral que desse conta das semelhanças, sem prejuízo das diferenças, ele entendeu o modelo desistema aberto como um complexo de elementos em interação e em intercambio continuo com o ambiente. Em seu livro Bertalanffy lança os pressupostos e as orientações básicos de sua teoria geral dos sistemas: Há uma tendência para a integração nas varias ciências naturais e sociais, tal integração parece orientar-se para uma teoria dos sistemas, essa teoria pode ser um meio importante de objetivar oscampos não do conhecimento cientifico, especialmente nas ciências sócias, desenvolvendo princípios que atravessam universos particulares das diversas ciências, e pode levar a uma integração muito necessária na educação cientifica.
Mesmo com impacto da teoria geral dos sistemas na sociologia, o estagio da teoria sociológica com a nova abordagem fez que se iniciasse um processo simbólico cujodesenvolvimento era difícil de ser previsto.
O Funcionalismo na sociologia tem possibilitado ela a atingir níveis sempre mais altos de sistematização, apesar das limitações indiscutíveis que tal método apresenta. O Funcionalismo não nasceu na sociologia, embora tenha sido muito divulgado, atingindo seu nível mais alto na sociologia com Talcott Parsons. Foi a obra de Parsons que chegou à teoria dasorganizações marcando-a profundamente e determinando seu desenvolvimento futuro. O parsonismo está muito longe de ser simples ele se divide em dois: Acionismo social – É uma microabordagem parsoniana voltada para a explicação da ação, como unidade, por meio de variáveis. E o Imperativismo Funcional – É uma macroabordagem voltada para a explicação do sistema social por meio de imperativos funcionais,ambas preocupadas com o problema da seleção ou estabilização de escolhas.
O Acionismo Social preocupa-se com a forma que esta sendo realizada as escolhas e decisões tomadas pelos atores sociais está na socialização como processo interno e na diferenciação de papeis e no controle social como processos externos.
O Imperativismo Funcional preocupa-se com como as decisões e escolhas estãosendo feitas pelos grupos sociais nas organizações e na sociedade como um todo.
Segundo Parsons o sistema social e os sistemas organizacionais têm quatro funções que garantem a sua sobrevivência: Latência – a forma como o sistema se sustenta e reproduz, como transmite os valores e padrões culturais, Integração – que assegura coerência e coordenação entre os indivíduos e grupos do sistema,Gerar e atingir objetivos – Visa estabelecimento de metas e objetivos, e como atingi-los, Adaptação – a busca de recursos pela organização ou sistema social para sua sobrevivência. Essas funções estão presentes em cada sistema organizacional.
As quatro funções do modelo Liga agem na seguinte maneira e na seguinte ordem: o sistema social fornece valores(função latência)que permite aosindivíduos integrarem-se na sociedade(função integração), buscando atingir os objetivos fornecidos(função gerar e atingir objetivos) contribuindo com a adaptação dele, produzindo recursos fundamentais a sua sobrevivência(função adaptação).
A analise parsoniana pressupõe que o sistema de valores seja anterior aos outros e determina praticamente as escolhas dos indivíduos e grupos e a ação social,...
tracking img