A TEORIA DE NIKLAS LUHMANN E A COMPREENSAO DA SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE Trabalho Alessandra

894 palavras 4 páginas
A TEORIA DE NIKLAS LUHMANN E A COMPREENSÃO DA SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE

Alessandra Duarte Manoel
Prof. Maria do Carmo Medeiros
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Normal Superior/ Pedagogia (Pede: 0769)
Educação e Meio Ambiente
11/06/14

RESUMO
Diariamente nos defrontamos com uma serie de situações decorrentes de problemas ecológicos. Este trabalho tem por objetivo apresentar alguns conceitos teóricos advindos da teoria dos sistemas de Niklas Luhmann à compreensão e explicação dos padrões de relação entre a sociedade e o meio ambiente, característicos das sociedades contemporâneas. Mesmo pouco conhecida a teoria de Luhmann se revela com aplicações diretas para analise da sociedade contemporânea, caracterizada pela complexidade do meio ambiente.
Palavras-chave: teoria; sociedade; meio ambiente.

1 INTRODUÇÃO
Apesar de muito presente em nosso século, a tematização sobre os problemas ecológicos a pouco tem se tornado uma enorme preocupação para a humanidade. Nos últimos dez anos, um conjunto expressivo de fenômenos ligados ao meio ambiente tem, de certa maneira, marcado a sociedade nas quais aconteceram.
Neste contexto podemos destacar pelo menos três grandes eventos: a devastação e as mortes causadas pela passagem do furacão Katrina, pelo sul dos Estados Unidos em 2005, considerada uma das piores catástrofes naturais da historia do país; as consequências do terremoto que atingiu o Haiti no dia 12 de janeiro de 2010, chegando a 270 mil mortos, segundo estimativas oficiais, desconsiderando os corpos não contabilizados, e o terremoto e o posterior tsunami de 11 de março de 2011 no Japão que registrou um numero de mais de 12 mil mortes e quase 20 mil desaparecidos.
Já no Brasil, diariamente acessamos noticias sobre enchentes e ao mesmo tempo sobre as secas em diferentes partes do país, cujos efeitos catastróficos acabam por impactar diretamente na vida dos seres humanos envolvidos.
Este trabalho aponta a teoria de Niklas Luhmann e suas principais

Relacionados

  • CAP TULO de livro 2015 pol ticas p blicas ambientais
    202584 palavras | 811 páginas