A teoria de jean piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PITÁGORAS
CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
PROFESSORA: RAQUEL LOPES

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE JEAN PIAGET:
PERÍODO DAS OPERAÇÕES FORMAIS

SÃO LUIS
2012
DULCILENE SOUSA COSTA
MARLENE CAVALCANTE DA SILVA RIBEIRO
MARIA DO CARMO P. P. GOUDARD
MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO AZEVEDO BRAZ
ROSEANE CARDOSO ABRANTES COSTAWALÉRIA VÍVIAN DE MAGELA VELOZO



TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE JEAN PIAGET
PERÍODO DAS OPERAÇÕES FORMAIS
Trabalho apresentado ao curso de Especialização em Psicopedagogia da Faculdade Pitágoras, como requisito para obtenção de nota para a disciplina Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.
Profª. Raquel Lopes

SÃO LUIS
2012
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO........................................................................................... 3
2 DESENVOLVIMENTO............................................................................... 4
2.1 Período das operações formais; segundo Jean Piaget............................. 4
2.2 Adolescência no aspecto cognitivo: Pensamento abstrato- Reflexãoespontânea................................................................................................ 5
2.3 Adolescência no aspecto afetivo............................................................... 5
3 CONCLUSÃO............................................................................................ 8
REFERENCIAS......................................................................................... 9

1 INRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido durante aDisciplina ..............
Estruturamos o mesmo com a finalidade de aprofundar nossos conhecimentos a respeito dos estudos de Jean Piaget, focando na fase das Operações Formais.
Trazemos uma breve biografia sobre esse grande pesquisador que muito contribuiu para conhecermos melhor o desenvolvimento cognitivo do ser humano.
Utilizamos não só bibliografias específicas como também, pesquisa de campo.Buscamos neste abordar de forma clara sobre essa fase do desenvolvimento do indivíduo a partir dos 11- 12 anos até a fase adulta.
Após apresentarmos uma explicitação sobre o que é a Fase das Operações formais trazemos uma pesquisa de campo, um estudo de caso feito por nós em indivíduos dessa faixa etária.

2 DESENVOLVIMENTO

Sir Jean William Fritz Piaget (Neuchâtel, 9 de agosto de1896 - Genebra, 16 de setembro de 1980) foi um epistemólogo suíço, considerado o um dos mais importantes pensadores do século XX. Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.
Em 1919, viaja para Paris e começa a trabalhar no Instituto Jean-JacquesRousseau, quando publica os primeiros artigos sobre a criança. O nascimento dos filhos (1925-1931) amplia o convívio diário com a "criança pequena" e possibilita o registro de observações que geram novas hipóteses sobre as origens da cognição humana. Durante sua estadia em Paris, Piaget conhece Théodore Simon, que o convida a padronizar os "testes de raciocínio de Cyril Burt, desenvolvidos nosEstados Unidos, experiência que lhe permitiu delimitar um campo de estudos empíricos: o pensamento infantil e o raciocínio lógico. Como resultado desse trabalho, Piaget é convidado para o cargo de coordenador de pesquisas do Instituto, função que inclui a "Maison des Petits" (Casa das crianças).
Período das operações formais, 4ª fase, segundo Jean Piaget é o período das descobertas, das invenções,abertura para todos os possíveis, é também chamado de período abstrato.
Adolescência:
O quarto estágio das operações lógico formais ocorre de 11 aos 15 anos e apresenta como característica principal a distinção entre o real e o possível. O adolescente tem a capacidade de imaginar o que poderia estar ali.
Segundo Piaget, em torno de 12 anos a criança se torna capaz de raciocinar logicamente...
tracking img