A teoria de bruner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A teoria de ensino de Bruner

Jerome Bruner acredita que a aprendizagem é um processo que ocorre internamente e não um produto direto do ambiente, das pessoas ou de fatores externos àquele que aprende. É então um cognitivista e, em decorrência, Bruner leva em consideração a curiosidade do aluno e o papel do professor como aquele que provocará esta curiosidade. Para ele, existem três estágios:ENATIVO – que resumindo seria: aprender é fazer. Brincar construtivamente seria a atividade dominante nos anos pré-escola. Este parece até com Piaget.

ICÔNICO - este ligado à aprendizagem pela descoberta, mas com a interferência direta do professor diagnosticando, incentivando, percebendo dificuldades.

SIMBÓLICO - aprender é por meio de palavras e números. Tudo o que pudesse ser usado paraacelerar ou ajudar um aluno deveria ser tentado.
Bruner enfatiza a aprendizagem por descoberta, ele está mais preocupado em induzir uma participação ativa do aprendiz no processo de aprendizagem. Para a criança aprender deve haver situações de desafio que a levem a resolver problemas. Ele acredita que a solução de muitas questões depende de uma situação ambiental que se apresente como um desafioà inteligência do aprendiz, levando-o a resolver problemas, promovendo a transferência da aprendizagem, a aplicação dos conhecimentos adquiridos a uma nova situação.
Sua teoria tem quatro princípios fundamentais: motivação, estrutura, seqüência e o reforço. A motivação inclui, a curiosidade, o impulso para a competência e reciprocidade; a estrutura depende da economia e modo de apresentação(motora, icônica e simbólica) e do poder da apresentação: simples e facilmente compreensível; a seqüência implica respeitar os estágios do desenvolvimento; o reforço deve funcionar como “feedback”, oportuno e compreendido pelo aluno.
Estes quatro princípios têm como objetivo produzir uma aprendizagem por descoberta/significativa, guiada e conduzir ao pensamento indutivo.
A teoria cognitivista daaprendizagem de Ausubel
Ausubel é um representante das teorias cognitivistas, que discorda da opinião bastante generalizada de que o ensino tipo expositivo se associa a uma aprendizagem receptiva, memorizada ou mecânica, enquanto que o ensino pela descoberta corresponde a uma aprendizagem dinâmica, significativa e compreendida, chegando assim à identificação de dois modos ou tipos de aprendizagem-aprendizagem por recepção e aprendizagem por descoberta.
Na aprendizagem por recepção (que tanto pode ser automática como significativa), todo o conteúdo que vai ser aprendido é apresentado ao aluno/formando sob forma final. Deste modo, dele não se espera qualquer descoberta independente. Espera-se somente que interiorize ou incorpore o novo material. Este deve ser apresentado de forma a tornar-secompreensível e acessível em utilizações futuras.
Para que a aprendizagem por recepção se torne significativa o formador deve: organizar a matéria a ensinar de uma forma lógica; ao apresentá-la ao formando, deve relacioná-la com os conhecimentos que este já possuí de modo que ele possa perceber o que está a aprender e a integrar os novos conhecimentos, tornando-os assim significativos.
No casoda aprendizagem receptiva automática o formador não tem a preocupação de a tornar significativa: apresenta a matéria de tal forma que o formando só tem de a decorar.
Ambos os tipos de aprendizagem podem ocorrer em conjunto ou em alternância na mesma tarefa de aprendizagem.
A característica essencial da aprendizagem por descoberta é que: o conteúdo essencial do que vai ser aprendido, não é dado,mas descoberto pelo formando antes de ser significativamente incorporado na sua estrutura cognitiva; o formando descobre o conhecimento por si próprio, chega à solução de um problema.
Em geral, grande parte da aprendizagem realizada em contextos formais é receptiva, enquanto que os problemas do quotidiano são na sua maioria solucionados através da aprendizagem por descoberta.
Tanto a...
tracking img