A Teoria Das Situa Es Did Ticas Lucivaldo

752 palavras 4 páginas
A Teoria das Situações Didáticas
O campo de pesquisa em relação à Didática tem crescido bastante, ampliando o leque de conhecimentos sobre a relação entre os conteúdos de ensino, os alunos e os métodos utilizados para sua apropriação. No século 20, através dos estudos de Lev Vygotsky e Jean Piaget, as crianças ganharam posição de destaque num cenário onde o nascer do aprendizado destas era objeto de estudo e meticulosa investigação.
Guy Brosseau tem feito avanços importantes no campo da Didática das Matemáticas. Sendo um dos maiores estudiosos nesse sentido, ele desenvolveu uma teoria que abrange a relação entre os conteúdos de ensino, o discente e os métodos utilizados pelo professor para efetivar o aprendizado. Todas essas observações acontecem em sala de aula e, nesse sentido, ele também introduziu algumas teorias já comprovadas cientificamente para amplificar os seus estudos.
Brosseau e o mundo sabiam que o professor e o aluno eram - e são - indispensáveis ao processo de ensino, que eram atores protagonistas nos palcos da educação, mas faltava algo que seus questionamentos transformavam em inquietude: qual a contribuição do meio em que a situação evolui para o processo Ensino-Aprendizagem? Daí parte o seu estudo.
A Teoria das Situações Didáticas parte da ideia de que "cada conhecimento ou saber pode ser determinado por uma situação, entendida como uma ação entre duas ou mais pessoas". Nessa ótica, para solucionar determinada questão, o aprendiz deverá recorrer a conhecimentos desenvolvidos previamente, mesmo fora do âmbito educacional, que corresponda à expectativa do problema em ação.
É importante que o professor não apresente as respostas das questões propostas imediatamente, pois o aluno deverá pensar, agir, refletir sobre a ação e validar os argumentos usados para sustentar as suas respostas. Estamos falando de um aluno capaz de criar caminhos diversos na busca por soluções, capaz de vasculhar a mente a procura de micro ou macro conhecimentos adquiridos no

Relacionados