A Teoria Das Intelig Ncias M Ltiplas Foi Desenvolvida Pelo Psic Logo Norte

701 palavras 3 páginas
1 Introdução
A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner. Este, após anos de estudo e pesquisa sobre a inteligência humana, concluiu que prevalece a existência de oito tipos de inteligência no ser humano, no entanto verificou que ao decorrer de sua existência poucos conseguem desenvolver mais que duas inteligências. Não sendo impossível, e se tornando um caso raro uma pessoa desenvolvê-las simultaneamente, dentre os quais podemos citar Leonardo da Vinci, como sendo um exemplo raro de genialidade. Ele foi um exímio pintor, inventor, anatomista, matemático e botânico. Entretanto, o psicólogo também afirma que são raros os casos em que o homem não possui nenhuma inteligência.
Gardner ainda afirma existir duas formas de apresentação das inteligências. Algumas pessoas são privilegiadas pela genética, ou seja, já nascem com certos dons ou inteligências, enquanto outras as desenvolvem através de experiências vividas ao longo de suas vidas, e que para ocorrer o desenvolvimento de determinadas inteligências é preciso que haja estímulos e um ambiente social favorável a sua propagação.
2 Desenvolvimento
Howard Gardner crê que todos temos tendências individuais (áreas que atuamos com maior competência) e que estas tendências são englobadas em seus vários tipos de inteligências múltiplas.
Abaixo estão listados as inteligências segundo Gardner:
1 Lógico-matemática- Capacidade de resolver problemas matemáticos, possuindo habilidades de raciocínio lógico e/ou dedutivos.
2 Linguística- Pessoas que desenvolvem este tipo de inteligências possuem amplas habilidades de escrita, compreensão em leituras, e em aprender novos idiomas.
3 Espacial- Habilidades desenvolvidas em lidar com objetos do concreto e sua localização.
4 Físico-cinestésica- Aptidão em ter o autocontrole do corpo em movimento por pessoas com este tipo de inteligência desenvolvida.

5 Inter e intrapessoal- Capacidade de entender a si mesmo e ao próximo, e de

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Psicologia Do Inconsciente Carl Gustav Jung
    58115 palavras | 233 páginas