A teoria da contingencia administrativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



Este trabalho tem por objetivo principal o desenvolvimento do tema :Teoria da Contingência Administrativa.
Nele serão abordadas as origens desta teoria e os pensadores que fizeram parte de sua construção.
Tópicos complementares como os desenhos organizacionais e estruturas organizacionais serão abordados de maneira geral tendo em vista melhor entendimento da teoria.
A análisedas vantagens e desvantagens da teoria também serão citadas para que, ao fim desse trabalho, possa-se ter uma visão clara do que é a teoria da contingência administrativa e de como e em que circunstâncias ela pode ser aplicada nas empresas atuais.





































1. TEORIA DA CONTINGÊNCIA




A palavra contingência significaalgo incerto ou eventual, que pode suceder ou não, refere-se a uma proposição que só pode ser conhecida pela experiência e pela evidência e não pela razão.
Contingência: s.f. Eventualidade, possibilidade de que algo aconteça ou não.

A teoria da contingência vai bem mais longe do que a teoria de sistemas quando aborda a problemática do ambiente. Na teoria da contingência as condições deambiente é que causam transformações no interior das organizações. Ou seja, o ambiente explica o fenômeno organizacional. A abordagem contigencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativassão variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnincas administrativas. Em vez de uma relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas.Essa relação funcional é do tipo "se-então" e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização.

Há quem negue esta influência total do ambiente sobre a organização. O argumento é que a influência sobre a organização é ditada não pelo ambiente, mas apenas pelo que interessa diretamente a organização, isto é, a tecnologia existente no ambiente. Poderíamos dizer que uma correnteconsidera o ambiente total vital para a organização, e uma outra corrente que considera o ambiente de forma parcial. De qualquer maneira é o ambiente que conduz a vida da organização.
Uma característica relevante da teoria da contingência é a de que não se consegue um alto nível de sofisticação organizacional com a aplicação de um só modelo, ou seja, não há uma só forma de tornar uma organizaçãoeficaz e eficiente. Haverá sempre diferentes alternativas (equifinalidade) para o encaminhamento de estudos, problemas e carências organizacionais.


A teoria da contingência apresenta os seguintes aspectos básicos:
a) A organização é de natureza sistêmica, isto é, ela é um sistema aberto.
b) As características organizacionais apresentam uma interação entre si e com o ambiente.
c)As características ambientais são as variáveis independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes daquelas.
Portanto nota-se que a teoria contingencial relaciona diretamente e em uma relação de dependência as empresas e toda sua estrutura organizacional com o ambiente em que estão inseridas. Considera também que a empresa depende do ambiente parasobreviver com sucesso no mercado, pois conforme o ambiente faz-se necessário certo tipo de administração que se adeque a esse ambiente que é específico e por isso exige métodos específicos de administrar. Outro ponto importante a ser destacado é que pela abordagem contigencial nenhuma empresa consegue ser gerida com base em uma única teoria, ou seja, de uma única maneira, é preciso flexibilidade para...
tracking img