A teoria da classe ociosa (Veblen) e A moda (Georg Simmel) - Fichamento

7220 palavras 29 páginas
A teoria da classe ociosa – Thorstein Vleber
Capítulo IV
Consumo conspícuo
Palavras-chave
Citações
Observações
Diferenciação de classes
Ócio Vicário
Consumo vicário
Ao se falar da evolução da classe ociosa vicária e da sua diferenciação das demais classes trabalhadoras, fez-se referência a uma outra divisão do trabalho, a existente entre as diversas classes de criados domésticos. Uma parte dessa classe servil, constituída principalmente pelos indivíduos cuja a ocupação é o ócio vicário, assume eventualmente uma nova espécie de deveres secundários – o consumo vicário de bens. A forma mais evidente que toma esse consumo é o uso de librés e a utilização de acomodações domésticas espaçosas. Uma outra forma, um pouco menos ostensiva ou menos efetiva que a primeira, e muito mais comum, é o consumo de alimento, vestuário, moradia e mobília pela senhora e pelo resto do estabelecimento. (pág 35)
Vicário: o que faz as vezes do outro, substituto

Além do ócio vicário praticado pelos servos e senhora da casa, surge o consumo vicário de bens. Agora além do ócio, a nobreza e detenção de poder pecuniário é o consumo ostensivo de seus bens pelos seus.
Diferenciação de classes
Cultura predatória
Nas primeiras fases da cultura predatória, a única diferenciação econômica é a ampla separação entre uma classe honorífica superior, de um lado, constituída por homens plenamente capazes, e, de outro, uma classe inferior e desprezível, constituída por mulheres. A função dos homens, de acordo com o esquema de vida ideal daquele tempo, é consumir o que as mulheres produzem. O consumo que cabem às mulheres é meramente circunstancial; é um meio para que possam continuar a trabalhar, e não visa ao próprio conforto e plenitude de vida (pág. 35)
Mostra que essa diferenciação existia desde os primórdios. Os homens, sempre plenamente capazes, e as mulheres sempre desprezíveis, consumindo apenas o necessário a sua subsistência.
Diferenciação de classes
Consumo
Alcançando o estágio quase pacífico

Relacionados