A teoria da burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SENAI “FRANCISCO MATARAZZO”

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Teoria da Burocracia

SÃO PAULO/SPFEV. 2013
AS ORIGENS DA BUROCRACIA

A administração burocrática originou-se na Europa no início do século XX, como alternativa às teorias conhecidas. Buscava a racionalidade técnica para projetar e construir um sistema administrativo baseado no estudo exato dos tipos de relacionamentos humanos necessários para expandir a produtividade.
A burocracia abriu uma nova visão na perspectivaadministrativa, com o aspecto institucional completou o escopo da administração, propondo um modelo de aplicação e comparação.
A teoria da burocracia veio também da necessidade de organização das empresas, que cresciam em complexidade. Era necessário também que fosse aplicável não só à fábrica, mas a todas as áreas e formas de atividades das empresas.
Todos os tipos de atividades administrativas utilizam aburocracia, que se resume em um trabalho baseado em papéis e documentos movimentados em sequência contínua entre as várias unidades componentes da estrutura organizacional.

OS ESTUDOS DE WEBER (1864-1920)

Sociólogo alemão, formado em direito, Prof° universitário com formação em história, literatura, psicologia, teologia, filosofia e filologia. Notabilizou-se pela teoria das estruturas deautoridade.
Seu texto considerado mais importante é “Economia e Sociedade” sobre burocracia. “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” foi seu melhor trabalho, publicado em 1930.
A partir de 1940, as condições culturais criaram a necessidade para que Weber fosse reconhecido como um teórico, em virtude do crescimento das organizações, que procuravam uma teoria de organização—o que levoupara Max Weber e seu modelo burocrático.
A burocracia de Weber procurava estabelecer estrutura, estabilidade e ordem às organizações por meio de uma hierarquia integrada de atividades especializadas, definidas por regras sistemáticas.

A Burocracia de Weber
* Divisão de trabalho- atividades desmembradas em tarefas simples, onde qualquer pessoa em qualquer organização pode se tornarespecializada em um curto período de tempo.
* Hierarquia de autoridade- posições ou empregados são organizados de modo a formar a hierarquia (cadeia de comando), na qual cada posição possui deveres e privilégios específicos.
* Racionalidade- todos os membros da organização são selecionados com base na qualificação técnica para que haja um desempenho adequado , e futuramente promoções por mérito.* Regras e padrões- Decisões gerenciadas guiadas por regras, disciplina e controle de forma impessoal.
* Compromisso profissional- os administradores trabalham por salários fixos e não são donos dos negócios; os gerentes são treinados para atividades administrativas, visando melhor qualificação e controle das atividades dos empregados.
* Registros escritos- registros elaborados para odetalhamento das transações da organização com o objetivo de estabelecer continuidade organizacional.
* Impessoalidade- As regras e procedimentos são aplicados de forma imparcial, ou seja, todos os funcionários são avaliados de acordo com regras objetivas.

A TEORIA DA AUTORIDADE

Conhecida como o sistema de controle social, esta teoria faz parte dos estudos das organizações formais. Oconceito de autoridade de Weber distingue-se de outras formas de influência como o poder (implica o controle da situação mediante ameaças ou coações) e persuasão (influenciar a decisão de outro mediante a razão e a argumentação).
Para Weber, a essência da autoridade é que as ordens ou decisões são obedecidas voluntariamente, visto que a fonte de onde elas emanam é considerada legítima. A autoridade...
tracking img